Bolo com pétalas de rosa: um doce muito romântico!

Bolo com pétalas de rosa: um doce muito romântico!

Existe melhor sobremesa para o Dia dos Namorados do que este bolo com pétalas de rosa?

Por vezes, acho que a criatividade é um ingrediente que faz falta na nossa cozinha. É certo que os pratos tradicionais são maravilhosos, mas como resistir a um bolo que nos seduz pela sua aparência tão singular? A pensar no Dia dos Namorados, apresento-lhe um rico exemplo de um doce diferente e que sabe a romantismo em cada pedaço: bolo com pétalas de rosa!

Receita de bolo com pétalas de rosa
Ingredientes:

– 2 claras de ovo
– Pétalas de rosas orgânicas
– 3 chávenas de farinha de trigo
– 1 chávena de leite
– 1 chávena de manteiga
– 1 colher de chá de sal
– 2 1/2 chávena de farinha
– 2 colheres de corante
– 2 colheres de sopa de cacau em pó
– 6 chávenas de açúcar
– 6 ovos, divididos
– 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
– 1 colher de sopa de vinagre
– 2 chávenas de queijo creme amolecido
– 2 chávenas de manteiga amolecida
– 3 colheres de chá de essência de baunilha puro
– 6-8 chávenas de açúcar de confeiteiro

Preparação:

Adoce as pétalas de rosa no dia anterior.
Forre uma assadeira através de papel manteiga e reserve. Coloque 2 chávenas de açúcar numa tigela de tamanho médio. Com um pincel de pintura artesanal, escova de forma suave cada um dos lados da pétala de rosa com as claras em castelo e envolva cada uma no açúcar. A pétala tem de ficar totalmente revestida.
Ponha numa assadeira forrada. Repita o procedimento para todas as pétalas estarem cobertas. Deixe que seque à temperatura ambiente ao longo da noite.
Pré-aqueça o forno a uma temperatura de 180º. Unte com manteiga e polvilhe com farinha quatro formas de bolo.

Para preparar as camadas brancas do bolo: mexa 1 chávena de manteiga até obter uma consistência cremosa. Acrescente o açúcar e continue a mexer ao longo de 6-8 minutos.
Junte 4 ovos, um de cada vez, mexendo bem depois de acrescentar cada ovo. Junte a farinha com o fermento e o leite alternadamente ao preparado do creme, iniciando e concluindo com a farinha.
Acrescente 1 colher de chá de baunilha e continue a mexer até tudo ficar misturado. Separe a massa por partes iguais entre duas das formas que já estão preparadas. Tire do forno e deixe que fique a arrefecer.

Para as camadas do bolo vermelho: mexa 1 1/2 colheres de sopa de manteiga, 2 ovos e 2 chávenas de açúcar.  Numa outra tigela, mexa o cacau e o corante. Acrescente a mistura de cacau à mistura de manteiga e mexa bem.
Numa tigela com um tamanho médio, peneire a farinha e o sal.
Acrescente a mistura de farinha à mistura de creme de forma alternada com o leite. Junte 1 colher de chá de baunilha e mexa somente para incorporar.
Ponha no forno durante 20-30 minutos. Deixe que arrefeça totalmente.

Para a cobertura: mexa o creme de queijo, a manteiga, 1 a 2 colheres de chá de baunilha até obter uma consistência homogénea. Junte o açúcar de confeiteiro e mexa em velocidade baixa até que tudo incorpore. Suba para a velocidade alta e mexa até tudo ficar claro e macio.

Para montar o bolo: ponha uma camada de bolo vermelho no prato de servir e coloque por cima 1/2 camada da cobertura. Tape com uma camada de bolo branco e com 1/4 camada da cobertura. Prossiga até que cada uma das camadas do bolo estejam empilhadas, finalizando com uma camada branca.
Neste ponto, ponha no seu bolo 4 espetos de madeira, empurrando a partir da zona superior para a zona inferior do doce.
Ponha uma fina camada de cobertura, cobrindo o doce todo e leve ao frigorífico para endurecer um pouco ao longo de meia hora.
Tire-o e tape outra vez o bolo todo através de uma espessa camada de cobertura. Decore o bolo com as pétalas de rosa adoçadas e sirva.

Falando em rosas, conheça mais flores comestíveis! E aproveite para provar estas rosas de maçã!


Related Posts

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Este bolo de chocolate é fofinho… e é mesmo de chorar por mais! Não, nem todos os bolos de chocolate têm de ser iguais. Por exemplo, uns não têm um único grama de açúcar e farinha. Outros combinam chocolate com frutos, enquanto há bolos de […]

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Esta receita de folhados de maçã é super rápida! E é cá uma maravilha… Neste ano, decidiu encher a mesa, para dois, do Dia dos Namorados, com um doce mais delicioso do que outro, mas o tempo não dá para tudo e só lhe resta […]