As fofas do Faial são um dos meus doces açorianos favoritos!

Longe da vista, perto do coração. É esta a minha relação com o arquipélago dos Açores, onde nasci, cresci e estou sempre pronto para regressar. Enfim, é mesmo a minha terra-mãe. Como não posso ir aos Açores tantas vezes como quero, tento matar as saudades pelo estômago. E não resisto em partilhar algumas receitas mesmo típicas, seja no Natal, seja agora no Carnaval. Há tanto por descobrir na gastronomia açoriana… Ora vejam estas fofas do Faial, uma ilha pela qual nutro um carinho muito grande, embora seja um orgulhoso terceirense!

Receita de Fofas do Faial
Ingredientes:

– 1 colher de chá de sal
– 125g de manteiga
– 11 ovos
– 8 colheres de sopa de açúcar
– 2 colheres de sopa de sementes de funcho
– 250ml de água
– 250ml de leite
– 500g de farinha de trigo
– Manteiga para untar
– Gema para pincelar
– Creme de limão (facultativo)

Preparação:

Num tacho, coloque a água, o leite, o sal, as sementes, o açúcar e a manteiga. Deixe que levante a fervura e acrescente a farinha peneirada. Mexa a massa até obter uma bola e esta ficar solta do tacho.
Após a bola arrefecer, coloque-a num recipiente e adicione um ovo de cada vez, batendo sempre entre um e outro ovo para que haja uma boa absorção de cada ingrediente.
Assim que a massa se assemelhar a um merengue muito espesso, disponha-a em pequenos montes em cima de um tabuleiro já untado com manteiga e polvilhado com farinha.
Depois de pincelar com uma gema, ponha a cozer num forno muito quente (com uns 220º C), durante meia hora.
Tire, assim que as fofas ficarem muito loiras. Depois, se quiser, pode rechear com creme.

Conheça mais outra receita boa para o Entrudo! Divirta-se e tenha um bom Carnaval!

(Visto 422 vezes)

Comentários