Esta é a verdadeira história do toucinho-do-céu!

Esta é a verdadeira história do toucinho-do-céu!

Embarque nesta máquina do tempo e faça uma viagem entre séculos para descobrir a história do toucinho-do-céu!

Mais do que preparar os pratos, em alguns casos (muitos, até!), gosto de conhecer as origens daquilo que sirvo aos meus amigos e familiares. Então, se forem pratos portugueses, a minha curiosidade aumenta muito mais! É por isso que, há uns dias, decidi pesquisar e encontrei toda a história do toucinho-do-céu!

O toucinho-do-céu é um doce conventual que tem presença obrigatória na doçaria tradicional de Portugal. Existem diversas receitas de toucinho-do-céu, que pertencem às diferentes regiões do país. A receita do Alentejo é uma das mais populares, destacando-se por utilizar especiarias.

Porquê um nome tão curioso? Imagina-se que tudo se deve ao aspeto do prato, que é parecido com uns doces que são fabricados com toucinho moído e que são precisamente conhecidos por “toucinhos”.

Contudo, julga-se que a receita original de toucinho-do-céu foi criada por freiras que estavam isoladas no mosteiro em Murça, em Vila Real, e há também quem defenda que o seu nome se deve ao facto de, nessa receita, em vez da manteiga, ter sido confecionada nada mais, nada menos do que… banha de porco! Será que ficava bom? Pela via das dúvidas, continuo mesmo a preferir a manteiga…

Por curiosidade, saiba ainda que o Convento de Santa Mónica, em Évora, foi o primeiro da Ordem de Santo Agostinho, tendo sido extinto em 1881. Só que, entre 1790 e 1792, o convento passou por muitos conflitos internos, descritos como uma história monástica. E adivinhe lá que doce aparece referido nessa história? Exatamente: o toucinho-do-céu, que se tornou num doce nacional no século XIX.

Este artigo acabou por lhe abrir o apetite por mais doces? Tanto pode optar por uns mais saudáveis, como por outros que nos fazem esquecer a dieta durante uns instantes!


Related Posts

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Este bolo de chocolate é fofinho… e é mesmo de chorar por mais! Não, nem todos os bolos de chocolate têm de ser iguais. Por exemplo, uns não têm um único grama de açúcar e farinha. Outros combinam chocolate com frutos, enquanto há bolos de […]

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Esta receita de folhados de maçã é super rápida! E é cá uma maravilha… Neste ano, decidiu encher a mesa, para dois, do Dia dos Namorados, com um doce mais delicioso do que outro, mas o tempo não dá para tudo e só lhe resta […]