Sempre errou ao preparar chá! Veja como deve fazer…

Sempre errou ao preparar chá! Veja como deve fazer…

Estes segredos para preparar chá são incríveis!

Com o frio do inverno, um simples chá torna-se num autêntico elixir! Então, se for acompanhado por uns bons scones ou macarons… que delícia! Mas, é bastante provável que sempre tenha errado ao preparar chá… Acha que é só preciso encher a chávena com água da torneira e colocar o saco ou as folhas de chá? Pois… lamento dizer-lhe, mas viveu sempre enganado!

Antes de mais, para preparar um chá perfeito, tem de prestar atenção à água. Este líquido é muito importante, porque é a partir da água que o chá irá ganhar o seu aroma e sabor finais. Daí que seja essencial optar por uma água mineral de grande qualidade, com muito oxigénio. Esqueça a água canalizada, sem filtros: ela conta com elementos desinfetantes que podem contaminar o chá… e estragá-lo totalmente!

Atenção ainda à temperatura da água! Isso é determinante para ter uma infusão cheia de nutrientes. Ora, vejamos: deve haver uma temperatura elevada para os chás pretos (75-90 graus), oolong (75-95) e vermelhos (80-95). Por outro lado, eis as infusões que exigem uma temperatura mais reduzida: verdes e amarelos (70-80 graus) e brancos (75-85).

Em relação ao tempo da infusão, as folhas pequenas abrem mais depressa, enquanto as folhas maiores demoram mais um bocado.

Caso queira um chá mais intenso ou suave, deve prolongar ou encurtar, levemente, o tempo. Mas este não deve ser muito prolongado: caso contrário, a bebida fica demasiado forte.

No caso do chá branco, é melhor que ele seja preparado entre 3-5 minutos. Enquanto o verde deve ser entre 1-2. O mesmo acontece com o amarelo. O chá preto tem de ser preparado entre 3-4 minutos, o oolong entre 3-5 e o vermelho entre 1-5.

Seguindo estes conselhos, já falta pouco para ter aquele lanche perfeito… É provável que chegue lá com estas panquecas


Related Posts

Chá de gengibre, laranja e limão para o outono!

Chá de gengibre, laranja e limão para o outono!

Conheça um chá de gengibre muito simples que o vai ajudar a livrar-se da tosse e companhia, neste outono! Olhe que se esta receita que lhe apresento não é um verdadeiro escudo contra a tosse… não sei o que poderá ser! O seu grande protagonista […]

Conheça um truque caseiro e natural para afastar insetos!

Conheça um truque caseiro e natural para afastar insetos!

De certeza que não sabia que isto consegue afastar insetos! Como estamos a maioria do tempo em casa, devido à pandemia, aproveite os dias de sol de inverno para estar à volta de uma mesa, com uma refeição saudável! Só que existe algo muito aborrecido […]