6 alimentos que deve comer para evitar ter Alzheimer

6 alimentos que deve comer para evitar ter Alzheimer

Partilhe esta informação. Todos juntos na luta contra o Alzheimer.

A par de outras doenças igualmente graves, sem dúvida que o Alzheimer é um dos problemas de saúde que mais receamos ter ou com os quais temos medo de conviver, se algum familiar ou amigo nosso acabar por sofrer dessa patologia.

Daí que tenha decidido investigar se existe alguma forma de evitar o Alzheimer… e, sim, ela existe! E é nada mais, nada menos, do que uma alimentação adequada! Afinal, há alimentos que impedem o desenvolvimento desta doença!

6 ingredientes que evitam o Alzheimer

1. Verduras

Aposte em espinafres e alface – 6 porções todas as semanas, no mínimo.

2. Citrinos

É que esses frutos vêm carregados de vitamina C, um nutriente muito rico em antioxidantes, o que previne o envelhecimento cognitivo.

Eis alguns exemplos: kiwi, laranja, morangos…

3. Frutos secos

É o caso das amêndoas, das nozes, dos amendoins… O melhor é comer 5 porções, todas as semanas.

4. Azeite

Este tempero conta com vitamina E, outro nutriente associado ao combate ao Alzheimer, por ser tão relevante para o bom funcionamento dos neurónios.

Mas há mais alimentos ricos em vitamina E, que tem de consumir mais vezes, como as sementes de girassol ou os cremes vegetais para barrar.

5. Cereais integrais

Inclua pão e arroz integrais na sua lista de compras, juntamente com a quinoa. Deve consumir, no mínimo, três porções, todos os dias.

6. Peixes gordos

Estes alimentos contam com outra vitamina que faz toda a diferença no combate ao Alzheimer: a vitamina D.

Segundo as conclusões de pesquisas recentes, os níveis reduzidos de vitamina D estão ligados a um maior perigo de ter demências, como o Alzheimer.

A sublinhar que este nutriente também existe em ovos. Como agora estão a chegar os dias bons, além da alimentação, receba mais vitamina D com uma maior exposição ao sol – mas sempre com cuidado!


Related Posts

Bolo de azeite

Bolo de azeite

Esta receita de bolo de azeite é perfeita para quem está sempre a pensar em doces! O azeite pode dar o tempero aos mais diversos pratos, seja guloso, seja picante ou até mesmo de gengibre. Mas sabia que esse ingrediente também é o protagonista de […]

Bolo de laranja e abóbora

Bolo de laranja e abóbora

Já está a salivar só de ver a fotografia? Então aponte já a receita deste bolo de laranja e abóbora para um fim de semana mais delicioso… Os dois são frutos. E têm uma cor semelhante. Mas a ligação entre a laranja e a abóbora […]