Páscoa que é Páscoa tem este (irresistível) folar!

Páscoa que é Páscoa tem este (irresistível) folar!

Diz que a Páscoa está aí à espreita… Porque não faz um tradicional folar?

Páscoa rima com tradição… e isso rima com tantas mais coisas! Amêndoas, bolos de chocolate, folares, que até podem ganhar uma forma mais romântica… Porém, esta receita que lhe apresento agora é da versão mais tradicional do folar, que nunca pode faltar na mesa de Páscoa!

Receita de folar
Ingredientes:

– 40g fermento de padeiro
– 500g farinha de trigo
– 100 ml de leite morno
– 100g açúcar
– 75g margarina
– 1 colher de chá de canela
– 1 colher de chá de erva-doce em pó
– 1/2 cálice de aguardente
– 2 ovos
– Sal (facultativo) q.b.
– 2 ovos cozidos
– Gema de ovo para pincelar q.b.

Preparação:

Mexa o fermento com 100g de farinha e acrescente metade do leite. Mexa até que obtenha uma massa que se solta da tigela e das mãos. Caso seja preciso, junte o leite todo.
Num recipiente, ponha a farinha que falta e faça um buraco no meio. Ponha aí a massa do fermento, à volta desta coloque o açúcar, a margarina fatiada em pequenos cubos, a canela, a erva-doce, a aguardente e os ovos ligeiramente batidos através de um garfo (caso ponha sal, junte-o aos ovos). Amasse tudo muito bem até a massa se despegar da taça e bata-a na mesa de trabalho entre 15-20 vezes para obter um preparado fofo e elástico.
Passe uma taça por água a quente e limpe-a muito bem. Ponha lá dentro a massa, polvilhe com farinha, tape e coloque numa área morna. Deixe que levede até dobrar de volume – demora entre 1-2 horas.
Tire um bocado de massa para decorar e separe a restante massa em duas porções iguais, fazendo duas bolas tal como se faz com o pão, achate um pouco, coloque no centro um ovo cozido, decore com pequenos rolos de massa sobre o ovo.
Leve ao forno quente a 200 ºC ao longo de meia hora. Ao fim de dez minutos, cubra através de papel de alumínio para que não queime. A cinco minutos do fim, tire o tabuleiro do forno e pincele os folares com uma gema de ovo misturada com um bocado de leite.
Leve outra vez ao forno para que acabe de cozer. Caso seja preciso, coloque outra vez a folha de alumínio.


Related Posts

Cupcakes de canela: um doce de Páscoa surpreendente!

Cupcakes de canela: um doce de Páscoa surpreendente!

Esta receita de cupcakes de canela consegue agradar o paladar de qualquer pessoa! Também nos doces da Páscoa se aplica o velho lema de que “os olhos também comem”! Sim, não basta serem receitas fáceis de preparar. Ou cujo resultado seja irresistivelmente delicioso! Não: a […]

Bolo de flor de anis com passas e canela: um aromático bolo da Páscoa!

Bolo de flor de anis com passas e canela: um aromático bolo da Páscoa!

A sua Páscoa ganha uma nova vida com esta receita de bolo de flor de anis com passas e canela! Esqueça. A Páscoa, em termos gastronómicos, não se resume apenas a ovos e chocolate! Ou seja, há doces que dão mais sabor a esta época […]