Comece bem o dia com estas panquecas de aveia e noz!

Comece bem o dia com estas panquecas de aveia e noz!

Estas panquecas de aveia e noz sem glúten e sem açúcar são deliciosas… e não ficam tão bem na fotografia?

Eu não acredito na perfeição, mas, quando penso em panquecas, começo a ter sérias dúvidas… Ora vamos lá ver: o que é que podemos chamar a um prato que pode ser feito de 1001 formas (agradando a todos os paladares) e ainda ser saudável? Não é perfeito? Por essas e por outras é que decidi experimentar uma nova receita: panquecas de aveia e noz com banana!

Receita de panquecas de aveia e noz
Ingredientes (14-16 panquecas):

– 2 chávenas de farinha de aveia sem glúten
– 1 1/2 chávena farinha sem glúten
– 1/2 chávena farinha de amêndoa
– 1 1/2 colher de sopa de fermento
– 1 colher de chá de sal
– 1 1/2 colher de chá de canela
– 2 bananas maduras
– 3 colheres de sopa de óleo de coco derretido
– 1 1/2 colher de sopa de extrato de baunilha
– 2 1/2 colher de sopa de xarope de ácer
– 2 1/4 chávena de leite de amêndoa
– 3/4 chávena de nozes picadas
– 1/4 chávena de flocos de aveia sem glúten
– Mel q.b.

Preparação:

Mexa bem, numa taça grande, a farinha de aveia, a farinha sem glúten, a farinha de amêndoa, o fermento, o sal e a canela. Reserve.
Esmague as bananas noutra taça. Adicione o óleo de coco, o extrato de baunilha, o xarope de ácer e o leite de amêndoa. Mexa bem. Caso o óleo de coco fique com uma textura grossa, leve ao micro-ondas entre 45 segundos-1 minuto para que derreta.
Junte os alimentos líquidos aos secos, envolvendo-os bem. Depois, adicione as nozes e os flocos de aveia. Mexa bem até ficar com um preparado uniforme.
Aqueça uma frigideira antiaderente em lume médio com um fio de óleo de coco.
Assim que estiver quente, deite a massa no meio da frigideira, agite para que forme uma panqueca e vire-a depois de passarem 2 minutos.
Deixe que cozinhe do outro lado ao longo de mais 2 minutos e transfira as panquecas, conforme for fazendo, para um tabuleiro, mantendo-as quentes no forno a 95º C.
Prepare as panquecas até que não haja mais massa.
Sirva, com umas nozes e um fio de mel em cima.

Já ouviu falar de panquecas de chocolate com pimenta rosa? E fica curioso, se lhe contar que existem panquecas… de queijo fresco? Diga-me lá: as panquecas não são mesmo o prato perfeito?


Related Posts

Tapioca de banana, coco e canela

Tapioca de banana, coco e canela

Esta receita de tapioca de banana, coco e canela vai mudar as suas manhãs! Ora aqui está uma tapioca com sabor a verão, que tarda em chegar. É verdade que lhe já tinha apresentado a uma receita em forma de salada e bastante rica em […]

Bolo de banana com canela… e sem açúcar!

Bolo de banana com canela… e sem açúcar!

Faça esta receita de bolo de banana com canela e sem açúcar para um lanche mais saudável! São muitos os pedidos para que partilhe cada vez mais sobremesas sem um único grama de açúcar. E, como sabe, o seu pedido… é uma ordem! Felizmente, há […]