Algumas pessoas têm alergia ao desporto: saiba o que é!

Algumas pessoas têm alergia ao desporto: saiba o que é!

A alergia ao desporto é uma condição rara e tem solução!

Quando se aproxima o bom tempo, praticamente toda a gente só pensa em duas coisas: encontrar um destino de sonho para passar as férias (e nem precisa sair do país…) e arranjar uma boa estratégia para ficar com um corpo, igualmente de sonho, para a praia. Para o último caso, parece haver duas saídas obrigatórias: optar por uma alimentação saudável e fazer desporto… Mas a segunda solução pode não ser adequada a todas as pessoas. Não, não falo de quem tem preguiça ou nenhum jeito para a atividade física. Existem pessoas com alergia ao desporto. Já sabia desta?

A verdade é que há casos em que pode aparecer uma forte reação alérgica induzida pela prática de exercício físico. Isso acontece quando uma alergia específica, como a um alimento, se combina com o desporto. Trata-se de um problema raro, atingindo apenas 50 em cada 100 mil pessoas.

Ainda não se sabe porque é que isto acontece. No entanto, acredita-se que a atividade física eleva o fluxo do sangue, o que aumenta uma certa reação alérgica, ainda que ela não tenha aparecido antes.

Os sintomas são os mais variados: desde uma vermelhidão no rosto a fadiga, passando por comichão, problemas em respirar, sentir a garganta fechada, hipertensão…

Felizmente, aqueles que têm este problema podem fazer desporto à mesma. Só é preciso ter alguns cuidados, como tomar alguns medicamentos ou evitar ingredientes que possam iniciar uma crise alérgica. Para isso, não há nada como um aconselhamento médico.

E, assim, pode haver a prática de exercício físico, combinando com uma alimentação saudável, sem que interesse qual o desporto que se pratica: tanto pode ser num ginásio, entre quatro paredes, ou no exterior, em cima de uma bicicleta!


Related Posts

Atenção: estes quatro alimentos aumentam a sensação de fome!

Atenção: estes quatro alimentos aumentam a sensação de fome!

Sabia que estes ingredientes aumentam a sensação de fome? Por vezes, no final de uma refeição, é dominado por uma sensação estranha e acha que, na verdade, até fica com mais fome do que tinha no começo? De facto, existem ingredientes que não só o […]

Nunca aqueça estes 4 alimentos, no micro-ondas!

Nunca aqueça estes 4 alimentos, no micro-ondas!

Estes 4 alimentos devem ficar bem longe do micro-ondas… Saiba porquê! Pela falta de tempo ou, simplesmente, por preguiça, quantas vezes não aquece o seu almoço ou jantar, no micro-ondas? É da maneira que também evita o desperdício alimentar, certo? No entanto, sabia que existem […]