Receita caseira de bola de Berlim

Receita caseira de bola de Berlim

Experimentei fazer uma bola de Berlim em casa… E o resultado… foi fantástico!

Não sei se tem reparado, mas, nos últimos tempos, tenho desenvolvido a minha veia de doceiro. Como é óbvio, a maior parte dos doces que faço é para adoçar o paladar dos meus amigos e familiares… Sim, sim, juro que é verdade: afinal, com a alimentação saudável que continuo a ter, os doces são saboreados de uma forma regrada e equilibrada. Disciplina, acima de tudo! Entretanto, passou-me uma coisa pela cabeça e pensei: “Olha, porque não experimento fazer uma bola de Berlim caseira?”. E não é que deu certo? Muuuuito certo? Pelo menos, aqueles que provaram deram nota máxima!

Receita de bola de Berlim
Ingredientes (para a massa):

– 1/2 kg de farinha
– 30 g fermento de padeiro
– 150 g açúcar
– 50 ml de leite
– 125 g manteiga
– Raspa de limão ou de laranja
– 3 ovos
– Sal a gosto
– Farinha para polvilhar
– Óleo para fritar
– Açúcar

Ingredientes (para o creme):

– 250 ml leite
– 75 g açúcar
– 40 g farinha
– 2 gemas ovo
– 1 ovo inteiro

Preparação (para a massa):

Ponha a farinha num recipiente grande ou em cima de uma bancada da cozinha. Faça um buraco na farinha e ponha o fermento e o leite.
Amasse com um bocado da farinha que está à volta do buraco. Faça uma pequena bola e uns golpes, deixando crescer.
Assim que o fermento ficar crescido, tire-o do meio da farinha e amasse o açúcar, a raspa de limão e a manteiga. Amasse bem. Adicione o fermento, os ovos – um a um e sem deixar de amassar – e o sal.
Vá polvilhando a massa com farinha. Ao mesmo tempo, amasse até que a massa se descole do recipiente ou da bancada.
Faça uma bola e deixe que levede até dobrar de tamanho.
Separe em pequenas porções com um peso de 50 gramas. Disponha essas porções, bem separadas, num tabuleiro ou em cima de uma bancada polvilhada com farinha.
Deixe que levede bem e que cresça outra vez. Após terem crescido muito, frite as bolas com um óleo um bocado quente, devagar e virando de vez em quando para que tudo fique frito por igual.
Tenha cuidado com a massa – nunca, de modo algum, ela pode ficar deformada. Assim que ficarem fritas, retire, escorra muito bem e polvilhe com açúcar.
Faça-lhes um golpe e recheie através do creme.

Preparação (para o creme):

Aqueça 200 ml de leite.
À parte, mexa os outros ingredientes com 50 ml de leite frio. Acrescente depois ao leite quente ainda ao lume, sem deixar de mexer até ficar com um creme espesso.
Tire do lume, deixando arrefecer.


Related Posts

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Este bolo de chocolate é fofinho… e é mesmo de chorar por mais! Não, nem todos os bolos de chocolate têm de ser iguais. Por exemplo, uns não têm um único grama de açúcar e farinha. Outros combinam chocolate com frutos, enquanto há bolos de […]

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Esta receita de folhados de maçã é super rápida! E é cá uma maravilha… Neste ano, decidiu encher a mesa, para dois, do Dia dos Namorados, com um doce mais delicioso do que outro, mas o tempo não dá para tudo e só lhe resta […]