Será que o chocolate faz mesmo borbulhas? Descubra a resposta!

Será que o chocolate faz mesmo borbulhas? Descubra a resposta!

Sempre que come chocolate, aparecem-lhe borbulhas? Saiba o que isso pode realmente significar…

Confesse lá: não sente um pouco de culpa sempre que prova uma receita de chocolate? Quando saboreia uma fatia de bolo de chocolate e pera, fica logo a pensar nas calorias que acabou de ganhar? Sempre que prova um pão caseiro de chocolate, começa logo a contar os minutos que vai ter de gastar a fazer exercícios físicos? E borbulhas? Também se sente culpado ao provar chocolates, porque pensa que vão aparecer, mais cedo ou mais tarde, umas malvadas borbulhas pelo rosto e pelo corpo?

Tenho boas notícias para si: na verdade, esta associação entre chocolate e borbulhas não passa de um mito! Segundo a dermatologista norte-americana Ava Shamban, essa suposta ligação acontece por causa da síndrome pré-menstrual. Neste período, as mulheres têm a tentação de devorar chocolates para tentarem acalmar a neura, que quase sempre aparece nesta altura.

Ora, o que acontece é que, nessa fase pré-menstrual, o estrogénio diminui e o androgénio aumenta. Essa instabilidade hormonal, nas mulheres com tendência para ter acne, acaba por originar as temidas borbulhas. E depois culpa-se quem? Exatamente: o pobre chocolate!

Na verdade, esta é uma conclusão a que já se tinha chegado há uns bons anos, mais propriamente em 1969: nesse ano, foi apresentado um estudo do dermatologista Albert Kligman que envolveu 65 pessoas que tinham tendência para sofrer de erupções cutâneas.

Ao dar barras de chocolate muito concentradas a algumas dessas pessoas e um sucedâneo às outras, concluiu que não existia mesmo nenhuma ligação entre o consumo de chocolate e as borbulhas no rosto.

Além disso, é importante destacar que, normalmente, as pessoas que costumam devorar chocolates e doces não têm o hábito de optar por ingredientes saudáveis e bons para a pele – os legumes e frutos são apenas alguns dos exemplos.


Related Posts

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Este bolo de chocolate é fofinho… e é mesmo de chorar por mais! Não, nem todos os bolos de chocolate têm de ser iguais. Por exemplo, uns não têm um único grama de açúcar e farinha. Outros combinam chocolate com frutos, enquanto há bolos de […]

Bolo húmido de chocolate: esta é a minha receita preferida!

Bolo húmido de chocolate: esta é a minha receita preferida!

Delicioso e fofo: assim é esta receita do meu bolo húmido de chocolate preferido! Amo chocolate, então este bolo… Esta receita de bolo húmido de chocolate é maravilhosa. Uma delícia impossível de parar de comer. Receita de bolo húmido de chocolate Ingredientes: – 300g de […]