A Expo 98 faz 20 anos! Que memórias guarda deste acontecimento?

A Expo 98 faz 20 anos! Que memórias guarda deste acontecimento?

20 anos. A Expo 98 faz 20 anos! Não fica logo com uma nostalgia?

Apesar de a nostalgia ser mais associada ao Natal – ou quando se regressa à nossa terra, nem que seja com uma boa receita -, a verdade é que existem certas efemérides que nos fazem pular uns anos e recordar momentos felizes… e que não voltam mais. Por exemplo, já alguma vez se tinha lembrado que, precisamente em 2018, já faz 20 anos que aconteceu a inesquecível Expo 98?

Acho que todas as pessoas da minha geração se recordam um pouco de toda a expetativa à volta deste grande acontecimento e dos meses de loucura que se seguiram. Mas e antes da Expo 98? Ainda se recorda de como era a parte oriental de Lisboa antes da Expo 98?

Pois, não tem nada a ver com o que encontramos hoje! Há uns 20 anos, existiam dezenas e dezenas de hectares suburbanos, industrializados e praticamente abandonados. Basicamente, só havia terrenos arenosos, fábricas, rio, lama, contentores… ah, e betão. Muito betão.

Bom, mas depois da Expo 98, tudo mudou! E para melhor! Afinal, estamos a falar de um dos acontecimentos mais importantes da história de Lisboa (até se pode comparar à Eurovisão que está quase, quase a acontecer). Aliás, a Expo 98 até foi considerada pela Bureau International des Expositions (um organismo muito importante para avaliar exposições de todo o mundo) como a melhor exposição internacional de sempre! Que orgulho, não é?

Parece que muita gente concordou com essa avaliação. Pessoas da cidade, turistas de todo o mundo, jovens, idosos… Enfim, gente das mais diversas nacionalidades – e das mais diferentes gerações – fizeram questão de visitar a Expo 98, ao longo dos seus 132 dias. No total, recebemos 11 milhões de pessoas.

Toda essa gente pôde tirar fotos com o Gil, descobrir os inúmeros Pavilhões (quem não se lembra de espaços tão engraçados, como o Pavilhão da Realidade Virtual ou da Utopia?), andar de teleférico, ver concertos únicos…

E você? Quais são as suas memórias da Expo 98?