Entre as lagoas e o mar, este passadiço em Ovar é de visita obrigatória!

Entre as lagoas e o mar, este passadiço em Ovar é de visita obrigatória!

Portugal tem coisas maravilhosas… E a vista fantástica deste passadiço é uma delas! Não concorda comigo?

“Viajar fora, cá dentro”. É este o meu lema nos tempos livres! E há tanto por descobrir no nosso país… De Norte a Sul, passando pelos arquipélagos, claro! Alguns locais até conseguem unir duas grandes qualidades: tanto nos deslumbram com paisagens maravilhosas, como nos ajudam a queimar calorias. E este passadiço em Ovar é um belíssimo exemplo desses paraísos em forma de lugares.

Na verdade, este passadiço encontra-se entre Ovar e Espinho, junto da Lagoa de Paramos, que posso descrever como um oásis ao pé do mar. O passadiço é feito de madeira e conta com mais de oito quilómetros. Aí, os desportistas podem fazer de tudo um pouco: caminhar, correr, andar de bicicleta… Os ciclistas demoram cerca de duas horas e meia. São 150 minutos com uma vista fantástica para o mar a acompanhar.

Este percurso é ainda um pouco recente: foi recuperado no ano passado. O passadiço circunda a barrinha de Esmoriz e a Lagoa de Paramos e conta com imensos pontos de visita: além da praia, há uma zona equestre, a estação de comboios de Esmoriz e a ponte que liga Ovar a Espinho.

O percurso inclui igualmente diversas entradas, conforme a praia por que se opta. Sendo assim, por exemplo, podemos começar pela entrada sul, ao pé da ponte da Avenida Raimundo Rodrigues (Esmoriz), mesmo junto ao parque de estacionamento onde são feitas as feiras e os mercados dessa cidade. Aí, podemos começar a caminhar e, em poucos minutos, tanto podemos optar em ir em direção às praias ou até à linha de comboios.

Eu cá quero ver se faço esse caminho um dia destes e sigo para o Observatório de Avifauna: aí, podemos espreitar a paisagem mais selvagem da região. Depois, nos meus planos, está seguir pela ponte até chegar a uma intersecção entre a praia de Paramos e a Capela de São João. A seguir, é continuar até vislumbrar a capela e seguir até à barrinha de Esmoriz.


Related Posts

Pão de ló de Ovar

Pão de ló de Ovar

Ora aqui está uma receita para preparar e partilhar com quem mais gosta: pão de ló de Ovar! Muito mais do que viajar para um mundo de sabores únicos e irresistíveis, sentarmo-nos numa mesa e provarmos uma receita de cinco estrelas pode ser aquele passaporte […]

Lisboa, cheira a mais do que sardinha assada

Lisboa, cheira a mais do que sardinha assada

Os encantos de Lisboa são mais do que muitos! Descubra-os comigo! Lisboa está cada vez mais na moda e, tal como dizia Amália Rodrigues, “nas tascas das vielas mais escondidas, cheira a iscas com elas e a vinho”. Na capital, reina a cozinha tradicional portuguesa. […]