Arroz de camarão e caranguejo

Arroz de camarão e caranguejo

Esta receita de arroz de camarão e caranguejo fez muito sucesso cá em casa! Experimente também!

Há muitos prazeres nesta vida, mas poucos se comparam ao gosto que é saborear um belo prato de marisco, numa tarde de sol com os amigos! E que bom que é pensar que a ementa é aparentemente infinita: tanto pode escolher uma açorda de marisco, como é possível optar por uma feijoada ou por um típico arroz de marisco! Falando nisso, que tal saborear um belo arroz de camarão e caranguejo?

Receita de arroz de camarão e caranguejo
Ingredientes:

– 500 g de camarão
– Sal
– Alho de moinho
– 1 malagueta vermelha fresca
– 400 g de patas de caranguejo do Alasca
– 50 g de manteiga líquida
– 100g de milho cozido
– 1 bolbo de funcho
– 1 alho francês
– 2 cenouras
– 2 l de água
– 1 cebola grande
– 250 g de arroz para risotto
– 2 dl de vinho verde branco
– 1 lima
– 1 embalagem de natas
– Aneto

Preparação:

Descasque os camarões e tire as suas cabeças. Reserve-as. Tempere os camarões sem casca, através de sal, alho moído na altura e a malagueta, sem sementes e fatiada em pequenos pedaços.
Tire a carne das patas do caranguejo. Reserve-a. Acrescente as cascas às dos camarões.
Ferva cerca de 50 g manteiga numa panela. Adicione as cascas e as cabeças dos camarões. Salteie até ficarem com um tom rosa.
Simultaneamente, limpe as cenouras, tire a pele e tire as pequenas folhas verdes do funcho. Reserve-as.
Fatie os troncos do funcho e a zona verde do alho francês, limpe e ponha na panela. Acrescente a água, tempere com a ajuda do sal e deixe aquecer com lume moderado.
Tire a casca da cebola, limpe o bolbo de funcho e pique-os de forma fina.
Fatie a área branca do alho francês em rodelas, limpe e escorra.
Fatie as cenouras em pequenos cubos.
Deite noutro tacho a manteiga líquida, deixe que aqueça bem, ponha os camarões sem casca e salteie-os depressa em cima do lume forte até ganharem um tom rosa. Tire os camarões para outro recipiente, adicione-lhes as pequenas folhas de funcho e tempere com a ajuda do sumo da lima.
Coloque a cebola e o funcho picados, as rodelas de alho francês, o milho e os cubos de cenoura no tacho. Diminua o lume, misture e deixe que cozinhe até os legumes ficarem moles.
Aumente o lume outra vez, ponha o arroz e frite-o, misturando de vez em quando até que o ingrediente fique translúcido. Tempere com a ajuda do vinho verde e deixe que cozinhe até que o arroz absorva inteiramente o líquido.
Triture as cascas e as cabeças dos camarões, através da varinha mágica. Depois, coe o caldo obtido para outra panela. Mantenha a ferver de forma suave em cima do lume brando.
Vá acrescentando este caldo, gradualmente ao arroz, sempre que o ingrediente começar a ficar seco e sem deixar de mexer.
Assim que o arroz ficar cozinhado, acrescente as natas, os camarões e a carne de caranguejo. Envolva tudo muito bem, corrija o sal, caso precise, e salpique com pequenas folhas frescas de aneto e raspa da casca da lima.
Ponha em formas próprias para ficar com o aspeto da foto. Sirva imediatamente, com lima e vegetais da sua preferência. Eu optei pelo alho-francês.


Related Posts

Caril de peixe e camarão

Caril de peixe e camarão

Que receita maravilhosa: um caril de peixe e camarão! Não posso negar que a gastronomia portuguesa tem um lugar cativo no meu estômago. Mas, uma vez ou outra, gosto de dar oportunidades à culinária de tantos outros países… como a Índia, porque não? Afinal, é […]

Arroz de camarão e caranguejo

Arroz de camarão e caranguejo

Esta receita de arroz de camarão e caranguejo fez muito sucesso cá em casa! Experimente também! Há muitos prazeres nesta vida, mas poucos se comparam ao gosto que é saborear um belo prato de marisco, numa tarde de sol com os amigos! E que bom […]