Receita tradicional de carne de porco à alentejana

Receita tradicional de carne de porco à alentejana

Está com muita, muita fome? Então, fica aqui um aviso: esta receita de carne de porco à alentejana ainda vai abrir mais o seu apetite!

Ai, Alentejo, Alentejo! Que terra apaixonante, não concorda? As suas gentes, as suas paisagens, as suas praias, os seus pratos… Aliás, tal como acontece com todas as outras zonas do país, a região alentejana tem o dom de contar com iguarias que deliciam o nosso paladar do começo até ao fim de uma refeição. Quem resiste a uma sopa típica como entrada? Ou a um doce “daqueles” para terminar? E se disser que, pelo meio, pode usufruir de uma “bem boa” carne de porco à alentejana? Veja a receita!

Receita de carne de porco à alentejana
Ingredientes:

– 1 kg de amêijoas
– Sal
– 800 g de carne de porco magra
– 1,5 dl de vinho branco
– 60 g de manteiga de alho
– Salsa picada
– Louro
– 1 colher de sopa de massa de pimentão

Preparação:

Antes de mais, ponha as amêijoas de molho, com algumas horas de antecedência, numa água salgada. Troque a água diversas vezes, para que as amêijoas largem a areia.
Fatie a carne em cubos. Tempere com a ajuda de uma manteiga de alho e de uma massa de pimentão. Regue através de vinho branco, acrescente louro e uma pitada de sal. Deixe que marine enquanto as amêijoas ficarem de molho.
Derreta a manteiga numa frigideira ou numa caçarola muito larga. Acrescente a carne de porco e deixe que frite, mexendo até a carne dourar. Tempere com a marinada e deixe que coza ao longo de uns 10 minutos.
Acrecente as amêijoas, cubra o recipiente e deixe que cozinhe até abrir as amêijoas. Polvilhe através de salsa picada. As batatas fritas em cubos podem ser o acompanhamento.


Related Posts

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Vai ter tanta vontade de repetir muitas e muitas vezes estas bifanas no pão à moda de Vendas Novas! Não há dúvidas de que o Alentejo é uma região rica em sabores, uns que conseguem ser mais irresistíveis mais do que outros! Um pouco para […]

Receita tradicional e deliciosa de cavacas das Caldas

Receita tradicional e deliciosa de cavacas das Caldas

Esta receita de cavacas das Caldas é do melhor que há nos doces portugueses! Quando chega a hora de preparar – e de provar – doces, não há que enganar: espera-nos uma receita de comer… e pedir por mais, muito mais! Mas sempre que se […]