Farófias: uma receita irresistível!

Farófias: uma receita irresistível!

Fiz uma receita de farófias… e foi a loucura! Ninguém resistiu! Faça o mesmo! São cá uma delícia…

Se os pratos principais tipicamente portugueses me agradam, os doces… encantam-me! A mim, a si e a toda a gente, acho! Até aos mais exigentes! Sim, porque eu duvido mesmo que alguém consiga dizer que “não” a um toucinho-do-céu, a uma tigelada ou a um arroz doce! E se resistirem a este trio de delícias, tenho a certeza de que nem vão hesitar em devorar umas farófias! Aqui está a receita!

Receita de farófias
Ingredientes:

– 4 ovos
– Sal
– 80 g + 100 g de açúcar
– 2 colheres de sopa de mel
– 1 l de leite
– 1 casca de limão
– 1 pau de canela
– 1 colher de sopa de maisena
– Canela em pó

Preparação:

Depois de separar as gemas das claras, bata as claras em castelo juntamente com uma pitada de sal. Assim que elas estiverem muito firmes, adicione 80 g de açúcar e mel. Continue a mexer até ficar com um merengue espesso.
Ponha o leite ao lume com 100 g de açúcar, a casca de limão e o pau de canela. Mal levante fervura, diminua o lume para que o leite só borbulhe.
Junte ao leite duas colheradas de claras (uma de cada vez) e coza as farófias, virando-as através de uma escumadeira. Tire-as e ponha em cima de um passador. Acrescente o leite que escorrer ao leite que está no tacho. Repita até já não ter mais claras.
Coloque as farófias num prato de serviço fundo.
Extraia a casca de limão e o pau de canela e adicione ao leite, misturando depressa as gemas misturadas com a maisena e dissolvidas num bocado de leite frio e o restante açúcar. Deixe que ferva de forma suave, sem que pare de mexer até o molho engrossar.
Verta o molho em cima das farófias. Deixe que arrefeça. Se quiser, pode polvilhar com canela em pó.


Related Posts

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Este bolo de chocolate é fofinho… e é mesmo de chorar por mais! Não, nem todos os bolos de chocolate têm de ser iguais. Por exemplo, uns não têm um único grama de açúcar e farinha. Outros combinam chocolate com frutos, enquanto há bolos de […]

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Esta receita de folhados de maçã é super rápida! E é cá uma maravilha… Neste ano, decidiu encher a mesa, para dois, do Dia dos Namorados, com um doce mais delicioso do que outro, mas o tempo não dá para tudo e só lhe resta […]