Será que devemos lavar a carne antes de a cozinhar?

Será que devemos lavar a carne antes de a cozinhar?

Muitas pessoas costumam lavar a carne antes de a cozinhar… Mas será que se deve mesmo fazer isso?

A carne é um ingrediente que marca presença na mesa de muitos e muitos portugueses. De facto, apesar de algumas tendências na culinária que rejeitam a carne estarem cada vez mais populares – como o veganismo -, este alimento continua a ser muito consumido. E, como tudo aquilo que faz muito sucesso, vive cercado por inúmeros mitos, dúvidas e incertezas. Uma das mais frequentes é se devemos lavar ou não a carne antes de começar a cozinhá-la.

Bom, a verdade é que a maior parte das pessoas tem o hábito de passar a carne por água antes de prepará-la num grelhador ou no forno. Afinal, existe o mito de que, com esta simples limpeza, o ingrediente fica livre de germes… Só que não é bem assim!

Segundo o Centro de Controlo de Doenças, é precisamente o contrário! Sempre que passamos a carne por água, acabamos por espalhar ainda mais os germes no próprio ingrediente. E o mesmo acontece com utensílios que estejam à volta da carne, como uma faca que depois vamos usar para fatiar o alimento.

É por isso que o que se deve fazer é passar diretamente a carne da embalagem para o grelhador: o calor vai eliminar uma parte dos germes, inclusive a bactéria Escherichia Coli, que tem uma fácil propagação em outros ingredientes e nos mais diferentes utensílios.

Caso coma uma vez ou outra uma carne “lavada”, e se tiver um sistema imunitário saudável, apenas irá sofrer uma simples dor no abdómen ou diarreia. Contudo, o seu consumo muito frequente pode originar sérios problemas de saúde, como uma imunidade mais enfraquecida.

Siga já esta dica da próxima vez que preparar um prato em que a carne é o ingrediente principal! O que não faltam são opções: desde uma carne de porco à alentejana a um borrego assado!


Related Posts

Piquenique de verão: estes são os melhores alimentos!

Piquenique de verão: estes são os melhores alimentos!

Quer um piquenique de verão e bastante saudável? É só seguir estas dicas! Com os dias de verão, só dá vontade de sair de casa, mesmo com todos os cuidados, devido à pandemia Covid-19. Que tal preparar um piquenique? É uma refeição de sonho, à […]

Siga estas 5 dicas, para reduzir o consumo de sal!

Siga estas 5 dicas, para reduzir o consumo de sal!

Cá em casa, sigo cada uma destas dicas para reduzir o consumo de sal! A 3.ª é essencial! É certo que dá tempero aos alimentos, mas o sal é um daqueles ingredientes que deve ser controlado, pela nossa saúde e pela saúde daqueles a quem […]