3 dicas fantásticas para amanhar o peixe

3 dicas fantásticas para amanhar o peixe

Para a próxima que quiser amanhar o peixe, já sabe o que tem de fazer!

É verdade e não posso negar: os pratos de carne ocupam um lugar muito especial no meu paladar. Mas também tenho um espaço reservado para as receitas em que o peixe é o grande – e apetitoso – protagonista! Aliás, às vezes até me pergunto quem é que com o seu perfeito juízo é capaz de resistir a pratos tão deliciosos, como um peixe gratinado ou um empadão com esse ingrediente! Mas para bom peixe saborear, é preciso saber como ele preparar! Então, aponte, aponte bem estas minhas dicas para amanhar o peixe… sem espinhas!

3 dicas fantásticas para amanhar o peixe

1. Fazer uma incisão na barriga

Antes de mais, é necessário extrair cada uma das suas vísceras, através de uma incisão na barriga.

Para isso, pegue com força o peixe de lado e, recorrendo a uma faca de peixe (também pode ser uma pequena faca de cozinha ou uma tesoura de cozinha), faça uma incisão no lado de baixo da cauda à cabeça.

Depois, arranque as vísceras, corte as guelras e deite ambas fora. Não se esqueça de lavar a cavidade com água fria corrente para retirar qualquer resíduo.

Finalmente, seque através de um papel de cozinha para que o peixe fique pronto para ser escamado e para que lhe seja retirada a espinha.

2. Escamar e fatiar as barbatanas

É daqueles que adora comer a pele dos peixes? Então, este passo é fundamental!

Deite o peixe numa superfície já coberta através de um jornal ou de plástico. Caso o alimento seja pequeno, ponha-o no lava-louça com água corrente. Pegue no peixe pela cauda e retire as escamas, com um descamador. E é mesmo para escamar da cauda até à cabeça! A seguir, volte o peixe e repita.

Extraia as barbatanas do dorso e da barriga, através de uma tesoura de cozinha. De seguida, extraia as que estão aos lados da cabeça. Se quiser, apare a cauda, recorrendo à tesoura, em forma de “V”.

3. Cortar postas

Normalmente, o salmão ou o atum podem ser fatiados em postas.

Nada mais simples: extraia as vísceras ao peixe, com uma incisão na barriga. Depois, escame e fatie as barbatanas. A seguir, fatie a cabeça, imediatamente atrás das guelras.

Ponha o peixe de lado, segure com força e fatie as postas, conforme a espessura que quiser.


Related Posts

Caril de peixe e camarão

Caril de peixe e camarão

Que receita maravilhosa: um caril de peixe e camarão! Não posso negar que a gastronomia portuguesa tem um lugar cativo no meu estômago. Mas, uma vez ou outra, gosto de dar oportunidades à culinária de tantos outros países… como a Índia, porque não? Afinal, é […]

Salmão grelhado com salada de pêssego

Salmão grelhado com salada de pêssego

À procura de um prato saudável, simples e que não demora mesmo nada a fazer? Descubra esta receita de salmão grelhado com salada de pêssego! Eu cá sou da opinião que qualquer prato de peixe é bom no verão. Nos santos populares, ai de mim […]