Uma receita tradicional portuguesa acabou de chegar à sua vida… e nada vai voltar a ser igual! Descubra este bacalhau à Lagareiro!

O bacalhau é perfeito! E não, não estou a começar este post com exageros: aquela frase é a mais pura das verdades! E sabe porque o afirmo? É porque não interessa qual é o tipo de pratos que estamos a preparar: o bacalhau fica sempre bem! Seja numa entrada em forma de sopa, num elegante (e delicioso) risoto ou numa belíssima combinação com um ingrediente! Mas, nestes dias de festas populares, o que me apetece mesmo é uma receita típica com bacalhau. Pesquisei, procurei, ponderei… e saiu-me esta receita de bacalhau à Lagareiro! Se fosse a si, experimentava… e agora!

Receita de bacalhau à Lagareiro
Ingredientes:

– 1 ramo de salsa
– 4 dentes de alho
– 1 molho de grelos
– 1000 g de batata média
– 4 postas de bacalhau
– 1 cebola
– 1 pimento vermelho
– Azeite q.b.
– Sal q.b.
– Pimenta q.b.

Preparação:

Depois de cozinhar os grelos numa água um pouco salgada, escorra-os no final da cozedura e salteie-os com um fio de azeite, alho fatiado e uma bocado de pimenta.
Limpe as batatas, ponha-as num tabuleiro salpicadas com sal grosso. Coloque no forno a 180ºc ao longo de 35 minutos, aproximadamente.
Tire do forno e dê um murro em cada uma das batatas: assim, elas vão abrir facilmente.
Passe o bacalhau por um bocado de azeite e grelhe nos dois lados. Fatie os alhos que faltam em lâminas muito finas, corte a cebola e refogue, recorrendo a 4 colheres de azeite e a salsa picada.
Finalmente, transfira o bacalhau para uma travessa, acompanhando com as batatas, os grelos (que também podem ser servidos à parte) e pimento vermelho grelhado. Não se esqueça de regar o bacalhau com o azeite preparado antes.
Sirva.

É verdade que adoro preparar pratos típicos… mas se soubesse o que amo reinventar sabores tradicionais… Por exemplo, já lhe tinha passado pela cabeça experimentar bacalhau à Brás com batata-doce no forno?

(Visto 1.025 vezes)

Comentários