Receita ma-ra-vi-lhosa de bolo de brigadeiro!

Receita ma-ra-vi-lhosa de bolo de brigadeiro!

Oh… meu… Deus! Esta receita é tão deliciosa! Tem mesmo de preparar um bolo de brigadeiro!

Lancei-me numa aventura gastronómica… com um resultado para lá de delicioso! Depois de ter experimentado um brigadeiro de colher, querer sentir-me menos culpado e fazer uma versão mais saudável deste doce (sem açúcar e sem glúten) e ainda ter passado por um brigadeiro de torta de lima… eis que chegou o grande dia! O grande dia em que fiz uma receita de bolo de brigadeiro… e não podia ter corrido melhor!

Receita de bolo de brigadeiro
Ingredientes (para o recheio):

– 1 lata de leite condensado
– 200 gr chocolate em pó
– 1 medida e 1/2 de leite (usando a medida da lata de leite condensado)
– 2 col. sobremesa margarina

Ingredientes (para a massa):

– 5 ovos
– 2 chávenas de açúcar
– 100 gr chocolate em pó
– 1/2 chávena de óleo
– 1 chávena de água quente
– 2 1/2 chávenas de farinha com fermento

Preparação:

Começando pela massa, separe as gemas das claras e leve a bater com as 2 chávenas de açúcar até obter uma massa clara.
Junte a água quente à qual deve acrescentar o chocolate. Adicione o óleo, a farinha com fermento e vá sempre mexendo entre cada adição. Acrescente as claras batidas em castelo.
Unte uma forma sem buraco, recorrendo a margarina. Polvilhe através de farinha, acrescente o preparado do bolo e leve ao forno a 150º. Confirme se está cozido, com a técnica do palito.
Ao mesmo tempo em que o bolo coze, faça o creme que tem de ser o suficiente para cobrir e rechear.
Numa caçarola, deite os ingredientes do recheio e ponha em lume brando, misturando sempre, até obter um preparado um pouco grosso. Deixe que arrefeça um bocado.
Após o bolo ficar pronto, fatie ao meio em bocados iguais. Em cima de uma das partes, ponha o recheio, mas sem pôr demasiado nas bordas para que saia por fora, e ponha a outra parte do bolo em cima do creme.
Finalmente, barre o bolo inteiro com o creme que falta e polvilhe através de chocolate granulado e, já agora, acrescente umas cerejas.


Related Posts

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Este bolo de chocolate é fofinho… e é mesmo de chorar por mais! Não, nem todos os bolos de chocolate têm de ser iguais. Por exemplo, uns não têm um único grama de açúcar e farinha. Outros combinam chocolate com frutos, enquanto há bolos de […]

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Esta receita de folhados de maçã é super rápida! E é cá uma maravilha… Neste ano, decidiu encher a mesa, para dois, do Dia dos Namorados, com um doce mais delicioso do que outro, mas o tempo não dá para tudo e só lhe resta […]