O que é tradicional é delicioso! Que o diga esta receita de empadão de atum!

Que seja bem-vindo o tempo quente, que está quase, quase a chegar! Que sejam bem-vindos os pratos frescos em que o peixe é o grande protagonista! Então, se for atum… Afinal, falo de um ingrediente que nos faz tão bem… O atum é rico em nutrientes: desde proteínas a gorduras saudáveis (ómega 3), sem esquecer a presença do ferro, vitaminas, sais minerais… E as inúmeras receitas que rende! Tanto podemos preparar um atum de cebolada, como quiche de atum, passando por uma receita de atum no forno ou então por este empadão de atum! Siga a receita!

Receita de empadão de atum
Ingredientes:

– 2 colheres de sopa de azeite
– 1 cebola
– 100 gr de tomate em pedaços
– 320 gr de atum escorrido
– 2 dentes de alho
– 1 kg de batata fatiada em bocados pequenos
– Sal q.b.
– Pimenta q.b.
– 2 ovos
– 100 gr de natas
– 25 gr de manteiga
– 1 chávena de chá e meia de leite

Preparação:

Fatie a cebola, o alho e o tomate. Ponha a refogar com azeite até a cebola começar a ficar transparente. Junte e mexa com o atum.
Num tacho, ponha as batatas a cozer em água salgada. Assim que ficarem cozidas, escorra a água, esmague as batatas até obter um puré, verifique o sal e adicione pimenta, leite e manteiga, misturando até tudo ficar muito bem envolvido.
Depois de pré-aquecer o forno a 180.º, ponha metade do puré numa travessa, coloque o refogado com atum e tape com o resto do puré. Reserve.
Mexa numa tigela os ovos, juntamente com as natas.
Disponha o preparado sobre o empadão. Coloque no forno ao longo de 20 minutos. Assim que ficar pronto, deixe que arrefeça e solidifique.

Sabe aquela velha teoria de que o que é bom sempre pode melhorar? É mesmo verdade! Que o diga esta receita em que se acrescenta a batata-doce… e o resultado é fantástico!

(Visto 2.739 vezes)

Comentários