4 grandes motivos para sentirmos orgulho em sermos portugueses!

4 grandes motivos para sentirmos orgulho em sermos portugueses!

No Dia de Portugal, é tempo de deixarmos o pessimismo de lado e termos orgulho em sermos portugueses, caramba! Veja lá se não tenho razão!

Não podia deixar passar esta data em branco. Hoje é Dia de Portugal. Hoje, ainda mais do que acontece nos outros dias, temos de sentir um grande orgulho por sermos portugueses! Aliás, foi por isso que pensei bem e fiz uma lista com 4 motivos para nos sentirmos mesmo honrados por termos nascido neste belíssimo país “à beira-mar plantado”. Espreite essas razões e diga lá se concorda ou não comigo!

4 motivos para termos orgulho de Portugal!

1. Língua Portuguesa

Muitos de nós nem sequer tem noção disso, mas o português é a quinta língua mais falada em todo o mundo! Chega até a ser o idioma mais falado no Hemisfério Sul. Sendo assim, o português conta com quase 273 milhões de falantes!

2. Os Descobrimentos

Que capítulo espetacular da nossa História! Foi a partir da conquista de Ceuta, em 1415, que os portugueses provaram que eram capazes de se aventurar por mares nunca dantes navegados. Numa odisseia, que só terminou em 1543, descobrimos o caminho marítimo para a Índia, o Brasil… Enfim, nessa altura chegámos a ser um dos reinos mais poderosos do mundo! E graças aos Descobrimentos, houve importantes avanços em vários campos, como a astronomia, a náutica, a cartografia…

3. Fado

Até temos um género musical próprio e tudo! O Fado é um estilo que tem conquistado ouvidos (e corações) dentro e fora do país, sendo, inclusive, Património Imaterial da Humanidade! Uma das nossas maiores representantes é a Amália Rodrigues, mas como esquecer de outras eternas vozes, como Mariza, Camané, Carminho, Alfredo Marceneiro…

4. O vinho

Pronto! Não podia faltar a gastronomia, não é? Mas é impossível não falar de comida ou bebida nesta lista, devendo destacar o nosso vinho, especialmente a Região Demarcada do Douro, onde são feitos alguns dos nossos vinhos que mais arrancam elogios em todo o mundo! Além disso, o nosso país conta com imensas castas naturais, daí a diversidade de vinhos, com os sabores mais diferentes!


Related Posts

Lisboa, cheira a mais do que sardinha assada

Lisboa, cheira a mais do que sardinha assada

Os encantos de Lisboa são mais do que muitos! Descubra-os comigo! Lisboa está cada vez mais na moda e, tal como dizia Amália Rodrigues, “nas tascas das vielas mais escondidas, cheira a iscas com elas e a vinho”. Na capital, reina a cozinha tradicional portuguesa. […]

Pastéis de feijão: um doce português… perfeito para um lanche!

Pastéis de feijão: um doce português… perfeito para um lanche!

Acredite que este é um doce que todos adoram! Saiba como preparar esta receita de pastéis de feijão! No mês em que se celebra o Dia de Portugal, nada como nos deixarmos deliciar com doces que nos fazem gostar – ainda mais – da gastronomia […]