Quem adora queijadas de leite que se manifeste!

Queijadas. Ora aí está um doce que sabe a Portugal em cada detalhe! E melhor que um doce, são as suas inúmeras versões. É claro que uma das mais conhecidas são as queijadas de Sintra, mas há outras que não lhe ficam nada atrás, como as queijadas de cenoura ou umas queijadas de leite, bem cremosas e cuja receita tem mesmo de seguir para fazer um brilharete “daqueles”!

Receita de queijadas de leite
Ingredientes:

– 400g de massa folhada
– 300 gr de açúcar
– 100 gr de farinha
– 50 gr manteiga
– 2 ovos inteiros
– 1/2 litro de leite

Preparação:

Estenda a massa polvilhada com farinha até ficar com um retângulo. Pincele a massa por cima com água. Enrole-a.
Fatie a massa em círculos e coloque-os em pequenas formas, esticando-os com os dedos até que as formas fiquem muito bem forradas.
Depois, pré-aqueça o forno a 180 graus e misture os ovos com o açúcar. Acrescente a manteiga derretida e mexa muito bem.
Acrescente a farinha e o leite.
Verta a mistura no interior de cada forma e coloque no forno já aquecido ao longo de uns 35 minutos ou até as queijadas ficarem cozidas e douradas.
Tire, deixe que arrefeça, retire da forma e, se quiser, pode polvilhar açúcar em pó.

Por vezes, a culinária também serve para matar saudades da nossa terra. Por isso, se for açoriano como eu, faça uma viagem, sem sair da mesa, com estas queijadas à moda dos Açores. E, caso também seja um grande guloso (sim, a “carapuça” serve-me, igualmente…), olhe só para esta receita de biscoitos de azeite

(Visto 1.748 vezes)

Comentários