5 curiosidades sobre o Santo António que (quase) ninguém sabe!

5 curiosidades sobre o Santo António que (quase) ninguém sabe!

Sabia que o Santo António… não se chamava António?!

Sardinhas. Sangria. Marchas. Sim, tudo isto é sinónimo das Festas de Lisboa! Mas qual é o verdadeiro e grande protagonista destas celebrações? O Santo António, pois é claro! Mas será que conhece tudo sobre este Santo? Olhe, eu aproveitei um pouco de tempo livre e pesquisei algumas curiosidades… e é óbvio que tinha de partilhar consigo, não é verdade?

5 curiosidades sobre o Santo António

1. O Santo António… não se chamava António!

Na verdade, o Santo António foi batizado como Fernando de Bulhões. Nasceu em Lisboa, estima-se entre 1191 e 1195, na Rua das Pedras Negras, ao pé da Sé de Lisboa. Aliás, na casa em que nasceu e viveu em criança situa-se hoje a Igreja de Santo António. De resto, se prestar atenção, irá ver que na Cripta existe um bocado de um dos ossos do Santo, autenticado por Bula.

2. Porque é o santo casamenteiro?

Julga-se que o Santo António é capaz de defender e preservar o amor. É por isso que, normalmente, nesta época do ano, os solteiros mais desesperados têm o hábito de pôr a imagem do Santo de cabeça para baixo.

3. Foi canonizado em tempo recorde

Até hoje, o Santo António continua a ser o canonizado mais rápido de toda a História da Igreja Católica.

4. Era um grande pregador

… E tinha todas as qualidades para isso! Sim, é verdade: o Santo António distinguia-se pelo seu tom de voz claro e forte. Isto sem falar da sua aparência imponente, da sua excelente memória e da sua profunda sabedoria.

5. Será que é mesmo o padroeiro de Lisboa?

Ora aí está uma questão polémica, sem uma resposta simples. Afinal, quem é o padroeiro de Lisboa: Santo António ou São Vicente? Bom, a verdade é que São Vicente é o santo padroeiro principal do Patriacardo de Lisboa, enquanto Santo António é o padroeiro principal da cidade de Lisboa.


Related Posts

Queijo: eis 3 factos curiosos que poucos conhecem!

Queijo: eis 3 factos curiosos que poucos conhecem!

Quase ninguém conhece estas curiosidades sobre o queijo… A 3.ª é surpreendente! Sem dúvida que o queijo é um dos ingredientes mais recorrentes, na minha culinária. E para todas as ocasiões! Desde petiscos, para as entradas, a um prato principal mais leve… ou outro mais […]

Descubra três curiosidades sobre sardinhas que quase ninguém conhece!

Descubra três curiosidades sobre sardinhas que quase ninguém conhece!

Apresento-lhe três curiosidades pouco conhecidas sobre sardinhas… A primeira é bastante interessante! Como o tempo passa! Num piscar de olhos, já estamos em junho! E a que sabe este mês? A verão, a dias longos e, claro, a sardinhas! Elas são as estrelas de um […]