Receita de tarte de amora

Receita de tarte de amora

Quem é que consegue resistir a esta tarte de amora?

Boas notícias: o calor finalmente instalou-se no nosso país! E, com as mudanças de tempo, que venham as mudanças na cozinha, mais propriamente nas nossas receitas! Por exemplo, para mim, verão rima com frutos silvestres, frescos, bons… e repletos de nutrientes! Daí que não seja de estranhar que goste de preparar um gelado de mirtilo, um refresco de framboesa e uma compota de amora! Aliás, a amora merece tanto ser a protagonista de 1001 receitas! O que me diz de uma tarte de amora?

Receita de tarte de amora
Ingredientes (para a massa):

– 100 gr de manteiga
– 185 gr de farinha
– 60 gr de açúcar
– 30 ml de água gelada
– 30 ml de sumo de limão

Ingredientes (para o recheio):

– 2 maçãs
– 400 gr de amoras silvestres
– 125 gr de açúcar
– 1 cálice de vinho Moscatel
– 2 colheres de chá de farinha maizena

Preparação:

Mexa o açúcar, a farinha, o sumo de limão, a água e a manteiga. Misture bem até ficar com um preparado uniforme. Faça uma bola e envolva através de película aderente. Ponha no frigorífico ao longo de 30 minutos.
Coloque as amoras ao lume juntamente com o açúcar e deixe que ferva em lume brando ao longo de 30 minutos com as maçãs picadas. A seguir, desfaça a maizena no vinho e acrescente ao que está ao lume. Deixe engrossar. Retire.
Estenda a massa numa superfície com farinha, forre a tarteira e ponha o recheio. Pode decorar como quiser, usando a massa.
Coloque no forno, já aquecido a 180.º, durante pouco mais de meia hora. Caso queira, ponha amoras em cima para decorar.

Tranças de framboesa, muffins de mirtilo… Enfim, como bem pode ver, há imensas receitas à espera de serem feitas com frutos silvestres!


Related Posts

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Este bolo de chocolate é fofinho… e é mesmo de chorar por mais! Não, nem todos os bolos de chocolate têm de ser iguais. Por exemplo, uns não têm um único grama de açúcar e farinha. Outros combinam chocolate com frutos, enquanto há bolos de […]

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Esta receita de folhados de maçã é super rápida! E é cá uma maravilha… Neste ano, decidiu encher a mesa, para dois, do Dia dos Namorados, com um doce mais delicioso do que outro, mas o tempo não dá para tudo e só lhe resta […]