Por favor, diga-me: como é possível resistir a uma torta de cenoura tão deliciosa?

Desde pequeno que ouvia sempre que as cenouras são boas. Que só nos fazem bem aos olhos. Isso deve explicar porque gosto tanto de preparar receitas que incluam esse ingrediente. Bom… isso… e o facto de a cenoura ser um alimento incrivelmente saboroso e que faz mesmo toda a diferença, em qualquer prato! Mas nos doces… Ui, as cenouras são uma autêntica delícia! Quem é que resiste a um bolo com esse ingrediente e uma cobertura de chocolate? O mesmo se pode dizer de tantas outras receitas, como umas panquecas ou uns sonhos de cenoura e laranja… Ou, ainda, uma torta de cenoura! Ora, experimente!

Receita de torta de cenoura
Ingredientes:

– 500 g de cenouras
– Sal q.b.
– 40 g de margarina líquida
– 1 laranja
– 180 g de açúcar + 3 colheres de sopa
– 4 ovos
– 50 g de farinha
– 1 colher de chá de fermento em pó

Preparação:

Raspe as cenouras, fatie-as em palitos e coza em água salgada. Escorra e reduza-as a puré. Junte a margarina e a raspa da casca de laranja. Junte 180 g de açúcar e as gemas e mexa até ficar com um preparado homogéneo.
Bata as claras em castelo muito firme e, finalmente, incorpore-as de forma suave na mistura anterior, alternando com a farinha peneirada com o fermento.
Verta a massa num tabuleiro para tortas já untado e forrado com papel vegetal, unte mais uma vez com margarina, e coza a 220º C, ao longo de um quarto de hora.
Tire da forma para cima de uma folha de papel vegetal e polvilhe com açúcar. Enrole.
Após arrefecer, tempere a torta com o sumo da laranja, adoçado com o açúcar que falta.

É claro que as receitas com cenoura prolongam-se muito para além dos doces e das sobremesas! Por exemplo, quero ver se, nos próximos tempos, ainda preparo uma deliciosa cenoura à Algarvia ou uma sopa que conte com esse ingrediente!

(Visto 1.422 vezes)

Comentários