Queijadas Dona Amélia à Moda dos Açores

Queijadas Dona Amélia à Moda dos Açores

No meu dia de anos, preparei uma receita especial: queijadas Dona Amélia à Moda dos Açores, para matar as saudades da minha terra natal!

Sempre que posso, gosto de matar saudades da minha terra, os Açores! Ou vejo fotografias já de há alguns anos, ou falo com os meus parentes que lá vivem ou preparo receitas com origem açoriana. E isso aplica-se tanto a pratos principais, como a sobremesas doces. É o caso destas queijadas Dona Amélia à Moda dos Açores.

Receita de queijadas Dona Amélia à Moda dos Açores
Ingredientes:

– 250g de manteiga
– ½ kg de açúcar
– 4 ovos inteiros
– 4 gemas
– 4 colheres de sopa de mel de cana
– 1 colher de sobremesa de canela
– 200g de farinha de milho
– 100g de sultanas
– Raspa de um limão
– 1 colher de café de noz moscada
– Açúcar em pó para polvilhar

Preparação:

Depois de untar com manteiga e polvilhar com farinha as formas, junte cada um dos ingredientes, seguindo a ordem acima, e mexa bastante bem. Sempre que adicionar um ingrediente, confirme que está corretamente incorporado. Ponha a massa em pequenas formas.
Coloque no forno com uma temperatura moderada (a 180º) até que as queijadas fiquem tostadas. Tire da forma e polvilhe através de açúcar fino.

O que há mais para fazer é descobrir sabores de tantas outras regiões, além dos Açores, não concorda? Por exemplo, do Algarve, podemos preparar umas cenouras ricas em sabor? Já do Norte, não há nada como fazer francesinhas!


Related Posts

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Este bolo de chocolate é fofinho… e é mesmo de chorar por mais! Não, nem todos os bolos de chocolate têm de ser iguais. Por exemplo, uns não têm um único grama de açúcar e farinha. Outros combinam chocolate com frutos, enquanto há bolos de […]

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Esta receita de folhados de maçã é super rápida! E é cá uma maravilha… Neste ano, decidiu encher a mesa, para dois, do Dia dos Namorados, com um doce mais delicioso do que outro, mas o tempo não dá para tudo e só lhe resta […]