13 desgraças que aconteceram numa sexta-feira 13!

13 desgraças que aconteceram numa sexta-feira 13!

Não há dúvidas: a sexta-feira 13 é um dia em que tudo pode mesmo acontecer!

É verdade que a sexta-feira, normalmente, é um dia para descontrair, após uma semana de trabalho, onde até aproveitamos para preparar um dos nossos doces favoritos. Mas há uma ocasião em que quase toda a gente encara a sexta-feira com alguma apreensão: sempre que estamos perante uma… sexta-feira 13! É um desses casos? Tem algumas superstições e esta é uma delas? Então, fique a saber que até pode ter bons motivos para isso: afinal, já aconteceram grandes “azares” nesta data tão especial… Conheça alguns dos mais célebres… e boa sexta-feira 13!

13 desgraças que aconteceram numa sexta-feira 13

1. O “azar” persegue este dia desde há muito tempo! É que se acredita que, no dia 13 de outubro de 1307 (tanto 13!), o Rei dea França Filipe IV prendeu e torturou centenas de cavaleiros templários, acusados, entre outras coisas, de blasfémia.

2. No século XX, a “maldição” continuou: a verdade é que, em 1939, a 13 de janeiro, um incêndio numa floresta matou 71 pessoas na Austrália e queimou 20 mil quilómetros de terra.

3. No decorrer da II Guerra Mundial, a aviação nazi largou cinco bombas no Palácio de Buckingham.. E adivinhe? Exatamente: tudo aconteceu numa sexta-feira, no dia 13 de setembro de 1940.

4. E as desgraças continuam… desta vez, em plena Guerra Fria, a 13 de junho de 1952, quando um avião militar sueco e os seus oito tripulantes desapareceram nas águas do Báltico. E como se não bastasse, os dois aviões que partiram para encontrar os destroços foram abatidos pelas forças soviéticas.

5. Foi a 13 de março de 1964 que aconteceu em Nova Iorque o assassinato de Kitty Genovese. O caso é arrepiante: mais de 30 pessoas assistiram, sem fazer nada, ao esfaqueamento da jovem.

6. Conhecido como um dos piores desastres naturais de toda a História, o ciclone Bhola devastou o Bangladesh a 13 de novembro de 1970… uma sexta-feira, para variar! Morreram 300 mil pessoas.

7. Ainda na década de 70, a 13 de outubro de 1972, o avião que transportava uma equipa de râguebi do Uruguai chocou contra os Andes. Houve um número elevado de mortes.

8. E, no mesmo dia, aconteceu outra desgraça aérea: um avião que vinha de Paris foi contra uma estrada, instantes antes de aterrar no aeroporto de Moscovo. Morreram 174 pessoas, naquele que foi considerado o maior desastre da aviação civil até àquela altura.

9. O dia mantém-se… o ano muda: a 13 de outubro de 1989, aconteceu a Black Friday, o começo de uma grande crise na bolsa norte-americana.

10. No mesmo ano, a 13 de janeiro, um vírus informático afetou centenas e centenas de computadores em Inglaterra. Foi um dos primeiros bugs.

11. Uma das maiores referências do rap faleceu numa sexta-feira 13, apenas com 25 anos. Falo de Tupac Shakur, que foi baleado.

12. Mais recentemente, a 13 de agosto de 2010, às 13:13, um adolescente de 13 anos foi atingido por um raio, em Inglaterra. Felizmente, sobreviveu.

13. Este é um caso bem conhecido: a 13 de janeiro de 2012, o navio Costa Concordia encalhou numa rocha, o que provocou a morte de 32 pessoas.