Receita tradicional de cozido das Furnas

Receita tradicional de cozido das Furnas

Vai a São Miguel nestas férias de verão? Não saia de lá sem preparar um cozido das Furnas! É uma maravilha de cortar a respiração!

Siga um conselho de um açoriano de gema: se adora preparar pratos – sobretudo tradicionais portugueses -, quando for a São Miguel, e quiser provar um autêntico cozido das Furnas, faça você mesmo! Depois de juntar todos os ingredientes de que precisa, compre uma panela barata num supermercado e, sem perder mais tempo, vá logo ao Vale das Furnas!

Aí, pode seguir cada um dos passos desta receita, que exige alguma paciência: afinal, o cozido demora seis horas para ser cozinhado e ficar “no ponto”. Mas há duas compensações: em primeiro lugar, o resultado final do prato é um petisco de cinco estrelas. E, além disso, durante todo aquele tempo, sempre pode explorar a região ao redor, descobrindo a Poça da Dona Beija ou o Parque Terranostra. Acredite: vai ver que, no final, o tempo não demora nada, nada a passar!

Receita de cozido das Furnas
Ingredientes:

– 1/2 galinha
– 800gr carne de vaca
– 500gr perna de porco com osso
– 250gr bacon
– 300gr costeleta de porco
– 8 batatas
– 4 batatas-doces
– 4 cenouras
– 1 repolho
– 1 couve
– 1 morcela
– 1 chouriço
– 2 inhames
– Sal

Preparação:

Ponha os alimentos na panela, depois de forrá-la com folhas de couve, seguindo esta ordem: porco, vaca, repolho, couve, batatas, inhame, cenouras, galinha, chouriço e a morcela envolvida numa folha de couve.
Tempere, recorrendo a sal e a pimenta.
Ponha a panela no interior de uma saca, ate com um fio e, com ajuda, coloque-a num dos buracos. Deixe que coza.

Ir aos Açores sem preparar (e saborear) esta receita não é a mesma coisa! Mas há muitas mais atividades obrigatórias, como provar umas queijadas únicas ou deixar-se encantar por estas lapas grelhadas com limão! Ah, que saudades que tenho dos meus Açores!


Related Posts

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Vai ter tanta vontade de repetir muitas e muitas vezes estas bifanas no pão à moda de Vendas Novas! Não há dúvidas de que o Alentejo é uma região rica em sabores, uns que conseguem ser mais irresistíveis mais do que outros! Um pouco para […]

Receita tradicional e deliciosa de cavacas das Caldas

Receita tradicional e deliciosa de cavacas das Caldas

Esta receita de cavacas das Caldas é do melhor que há nos doces portugueses! Quando chega a hora de preparar – e de provar – doces, não há que enganar: espera-nos uma receita de comer… e pedir por mais, muito mais! Mas sempre que se […]