Receita tradicional de pica-pau

Receita tradicional de pica-pau

Tardes de verão rimam com petiscos! Que tal preparar esta receita de pica-pau?

Não tem como enganar: os tempos livres no verão rimam com petiscos com amigos! E é tão bom pensar que há tantas receitas por preparar que conseguem ser deliciosas e simples, ao mesmo tempo. Desde uns ricos caracóis a uns frescos peixinhos da horta, sem esquecer umas bruschetas com sabor a verão ou este pica-pau, um petisco típico português! Espreite a receita!

Receita de pica-pau
Ingredientes:

– 4 dentes de alho
– 600 g de febras de porco
– 1,5 dl de vinho branco
– Sumo de 1 limão
– 1 folha de louro
– Sal e pimenta q.b.
– 2 colheres (sopa) de margarina
– 1 colher (sopa) de azeite
– 3 colheres (sopa) mostarda
– 80 g de pickles
– Azeitonas q.b.

Preparação:

Tire a casca dos dentes de alho, limpe-os e pique-os de forma fina. Arranje as febras, fatie-as em bocados pequenos e tempere-os, recorrendo a dentes de alho, vinho branco, sumo de limão, louro, sal e pimenta. Deixe que fique a marinar ao longo de 1 hora.
Ponha uma frigideira ao lume com a margarina e o azeite, deixe que derreta, adicione a carne escorrida e deixe que fique a saltear dos dois lados, misturando uma vez ou outra, até ficar sem aquela cor de cru.
Mexa a mostarda com a marinada, junte à carne na frigideira, misture bem, deixe que ferva e corrija os temperos. Tire da frigideira, coloque numa travessa, adicione os pickles e as azeitonas e sirva com pão caseiro.

Eis mais outro petisco estival que deixa o nosso paladar enlouquecido… de tanto prazer: um prato de cenoura à Algarvia! É servido?


Related Posts

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Vai ter tanta vontade de repetir muitas e muitas vezes estas bifanas no pão à moda de Vendas Novas! Não há dúvidas de que o Alentejo é uma região rica em sabores, uns que conseguem ser mais irresistíveis mais do que outros! Um pouco para […]

Receita tradicional e deliciosa de cavacas das Caldas

Receita tradicional e deliciosa de cavacas das Caldas

Esta receita de cavacas das Caldas é do melhor que há nos doces portugueses! Quando chega a hora de preparar – e de provar – doces, não há que enganar: espera-nos uma receita de comer… e pedir por mais, muito mais! Mas sempre que se […]