Estudo alerta: quem vê o programa das Kardashians torna-se numa pessoa pior!

Estudo alerta: quem vê o programa das Kardashians torna-se numa pessoa pior!

De acordo com esse estudo, aqueles que assistem ao programa das Kardashians, entre outros reality-shows, têm menos respeito pelos pobres!

Que os reality-shows são polémicos, ninguém duvida! Até fazem parte da história da televisão portuguesa por causa disso! Já no resto do mundo, alguns programas até põem tudo a nu… literalmente! Agora, o que eu nem imaginava é que alguns desses realities podiam nos tornar piores pessoas.

Segundo um estudo da London School of Economics, assistir a programas, como o reality “Keeping Up with the Kardashians”, molda o nosso caráter… para pior. Muito pior. De acordo com essa investigação, a exposição a “programas materialistas” e que dão uma visão romântica da “fama, do luxo e da acumulação de dinheiro” gera uma maior vontade de ter coisas e uma menor disposição para conviver e para simpatizar com pessoas que tenham menos posses.

Para se chegar a esta conclusão, foram apresentados conteúdos diferentes a dois grupos controlados. Num total, foram analisados 487 adultos. Um desses grupos assistiu a publicidade de artigos de luxo e a uma galeria com várias imagens de figuras públicas ricas. Já o outro grupo somente viu fotos de transportes públicos e de cenários naturais.

Conforme refere o estudo, os resultados provaram que até um curto tempo de exposição a conteúdos materialistas conta com um impacto negativo no apoio a políticas de Estado Social.

Quando as pessoas responderam a vários questionários, concluiu-se de forma inequívoca que quem é espetador de realities materialistas, como o “Keeping Up with the Kardashians”, tem mesmo um sentimento materialista mais intenso e um maior desprezo para com as pessoas mais pobres.

Um dos investigadores que trabalhou neste estudo, o cientista social Rodolfo Levya, explicou que o ser humano é materialista por natureza, mas também tem um bom espírito de comunidade. O modo como se expressam ambos os aspetos depende sempre da nossa cultura. Logo, se existe uma maior ênfase de que só somos felizes de forma materialista (através deste tipo de programas de TV, por exemplo), o egoísmo e a antipatia pelos mais pobres acabam por nos dominar. E esta, hein?


Related Posts

Os segredos das Kardashians para uma boa forma física

Os segredos das Kardashians para uma boa forma física

Está à vista de todos nós que as Kardashians têm corpos perfeitos! Kim e Khloe têm silhuetas extraordinárias e partilham algumas dicas para que você consiga estar em boa forma. As duas contam alguns dos seus segredos mais preciosos relacionados com a perda de peso, […]

Ex-concorrente do Big Brother está em excelente forma depois de evitar este alimento!

Ex-concorrente do Big Brother está em excelente forma depois de evitar este alimento!

Evitar este alimento ajuda a diminuir a retenção de líquidos e isso faz toda a diferença no corpo. Saiba tudo! Há quem consiga ser o novo “namoradinho” (ou “namoradinha” de Portugal). Outros, pelo contrário, causam polémica e dividem opiniões. Mas nos realities-shows, mais do que […]