Tarte de amêndoa e maçã

Tarte de amêndoa e maçã

Há receitas boas, há receitas maravilhosas… e depois há esta receita de tarte de amêndoa e maçã!

Gosto de comparar os alimentos a pessoas. Por exemplo, sabe aquele amigo discreto, que quase não damos por ele, mas que está sempre lá, nos momentos mais complicados, pronto para fazer toda a diferença, com um conselho importante? Pois bem, assim é a amêndoa para mim: pode não ser logo um dos primeiros alimentos de que me lembre quando me perguntam quais são os meus ingredientes favoritos, mas a verdade é que é bastante versátil e dá sempre um toque único a pratos de peixe, a aperitivos irresistíveis ou a sobremesas tão doces como a vida devia ser… É o caso desta tarte de amêndoa e maçã!

Receita de tarte de amêndoa e maçã
Ingredientes:

– 250 g de açúcar
– 2 dl de água
– 8 gemas
– 300 g de amêndoa ralada de forma fina
– 1 colher de café de canela em pó
– 1 limão
– 1 placa de massa areada refrigerada
– 3 maçãs

Preparação:

Acenda o forno e regule-o para os 180 º C. Ponha o açúcar num pequeno tacho, acrescente água e coloque a ferver em lume brando.
Desfaça as gemas através de uma vara de arames, acrescente a amêndoa ralada, a canela em pó e a raspa da casca do limão. Mexa bem.
Verta a calda de açúcar em fio em cima do preparado anterior, mexendo de forma enérgica.
Desenrole a placa de massa em cima de uma tarteira, com 26 cm de diâmetro, aproximadamente, e fundo móvel, e pique o fundo, recorrendo a um garfo. Espalhe o creme de amêndoa por cima.
Limpe bastante bem as maçãs, fatie-as em bocados finos e disponha-os em círculo em cima do creme de amêndoa, enterrando-as levemente. Aproveite para colocar uns pedaços de amêndoa sobre as maçãs e polvilhe com canela.
Ponha no forno ao longo de meia hora, aproximadamente.


Related Posts

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Este bolo de chocolate é fofinho… e é mesmo de chorar por mais! Não, nem todos os bolos de chocolate têm de ser iguais. Por exemplo, uns não têm um único grama de açúcar e farinha. Outros combinam chocolate com frutos, enquanto há bolos de […]

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Esta receita de folhados de maçã é super rápida! E é cá uma maravilha… Neste ano, decidiu encher a mesa, para dois, do Dia dos Namorados, com um doce mais delicioso do que outro, mas o tempo não dá para tudo e só lhe resta […]