Torta de alfarroba algarvia

Torta de alfarroba algarvia

Receita de torta de alfarroba algarvia: já sei qual vai ser a sua nova sobremesa favorita…

Embora haja alguns tipos de chocolate realmente saudáveis, estes ingredientes contam com alternativas bastante interessantes para aqueles que, por algum motivo, não querem ou não podem consumir chocolate. É o caso da alfarroba, que, por este blog, já foi protagonista de uma mousse e de um bolo e, agora, chegou a vez de ser o “rei” de uma torta. Ora, e uma torta de alfarroba é equivalente a uma sobremesa repleta de nutrientes, como vitaminas A, B1 e B2, cálcio e magnésio… Ah, e em compensação, têm poucas calorias: 38 por cada colher de sopa!

Receita de torta de alfarroba algarvia
Ingredientes:

– 6 ovos
– 280 gramas de açúcar
– 100 gramas de amêndoa com casca ralada
– 2 colheres de sopa farinha de alfarroba
– 1 colher de sopa farinha de trigo
– 2 colheres de sopa manteiga amolecida
– 2 colheres de sopa mel
– 1 casca de limão

Preparação:

Comece por fazer o creme. Leve ao lume 1 dl de água com 130 gr de açúcar e a casca de limão. Deixe que ferva ao longo de 5 minutos e depois, fora do lume, junte 5 gemas em fio, batendo sempre. Coloque ao lume novamente, em lume brando, e coza os ovos, outra vez, sempre a bater, até ficar grosso.
Tire do lume e reserve.
Para a torta, bata a manteiga amolecida com o restante açúcar e o mel até que fique muito cremoso. Acrescente os ovos, um de cada vez, mexendo bem entre cada adição, e a amêndoa. Cuidadosamente, adicione as farinhas, sem que se forme os grumos, envolvendo lentamente.
A mistura deve cozer em forno, com uma temperatura média, entre 160º e 180º num tabuleiro em forma de retângulo, forrado com papel vegetal e barrado com margarina.
A massa deve estar firme e húmida. Assim que a torta ficar cozida, tire da forma e barre, recorrendo ao doce de ovos. Enrole e sirva.


Related Posts

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Este bolo de chocolate é fofinho… e é mesmo de chorar por mais! Não, nem todos os bolos de chocolate têm de ser iguais. Por exemplo, uns não têm um único grama de açúcar e farinha. Outros combinam chocolate com frutos, enquanto há bolos de […]

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Esta receita de folhados de maçã é super rápida! E é cá uma maravilha… Neste ano, decidiu encher a mesa, para dois, do Dia dos Namorados, com um doce mais delicioso do que outro, mas o tempo não dá para tudo e só lhe resta […]