Almôndegas de bacalhau

Almôndegas de bacalhau

Almôndegas de bacalhau: um petisco diferente… e tão apetitoso!

Sobras de bacalhau… quem as não tem? Comigo está sempre a acontecer… E lá vou eu sempre à procura de boas e novas receitas para aproveitar tudo! Então, preparo petiscos “daqueles”, capazes de agradar a todos os paladares, como esta receita de almôndegas de bacalhau!

Receita de almôndegas de bacalhau
Ingredientes (para as almôndegas):

– Sobras de bacalhau cozido desfiado
– 2 dentes de alho
– 1 ovo
– 1 cebola média
– Pimenta (a gosto)
– Salsa (a gosto)
– 50 ml de azeite
– 2 batatas médias
– Pão ralado
– Óleo vegetal para fritar
– Sal (a gosto)

Ingredientes (para o molho de ervas):

– 110 g de manteiga
– 45 g de farinha
– 250 ml de água
– Salsa
– Cebolinho
– Tomilho
– Manjericão
– Sal
– Pimenta-preta

Preparação (para as almôndegas):

Limpe, tire a casca das batatas e ponha-as num tacho com água. Coloque a ferver em lume alto. Assim que começar a ferver, diminua para lume médio e deixe que fique a cozer ao longo de 25 minutos, aproximadamente. Assim que as batatas ficarem cozidas, ponha-as num prato e esmague-as, recorrendo a um garfo. Reserve.
Ponha o azeite, a cebola picada e os alhos picados num tacho. Refogue em lume brando até que a cebola comece a alourar. Junte o bacalhau desfiado, misture e cozinhe entre 2-3 minutos. Depois, acrescente a batata, tempere, recorrendo a sal e a pimenta, e envolva bem no bacalhau. Apague o lume e deixe que arrefeça um bocado. Deite o ovo batido e a salsa picada e misture até ficar com um preparado compacto. Deixe que arrefeça inteiramente.
Molde, através das mãos, pequenas porções do preparado do bacalhau em forma de bolas e passe pelo pão ralado.
Aqueça o óleo numa frigideira e, assim que ele começar a borbulhar, junte as almôndegas e frite-as em lume médio. Uma vez ou outra, vire as almôndegas, recorrendo a uma colher. Assim que as almôndegas ficarem fritas, ponha-as num prato com papel absorvente.
Sirva com o molho de ervas e com uma decoração a gosto.

Preparação (para o molho de ervas):

Ponha a manteiga numa panela pequena, deixe em lume médio e aguarde até que vá derretendo. Acrescente a farinha à manteiga derretida e mexa os dois ingredientes até ficar com um preparado uniforme. Adicione a água quente, continue a misturar e deixe o preparado no lume até começar a ferver.
Assim que o molho de manteiga ficar pronto, desligue o lume.
Pique bem as ervas, acrescente uma colherada de cada uma das ervas na panela juntamente com o molho de manteiga.
Mexa bem, acrescente uma pitada de sal e pimenta-preta e deixe o molho de ervas a cozinhar ao longo de um quarto de hora, pelo menos.
Depois, desligue o lume e confirme se o molho de ervas está pronto para ser servido juntamente com as almôndegas.


Related Posts

Pimento recheado com bacalhau e batata-doce

Pimento recheado com bacalhau e batata-doce

Quer terminar o ano como deve ser? Prepare esta receita de pimento recheado com bacalhau e batata-doce! Foi uma das minhas resoluções culinárias para 2023… e a poucos dias do final de ano posso dizer que cumpri à risca: incluir mais batata-doce nos meus pratos! […]

Bacalhau com molho de tomate

Bacalhau com molho de tomate

Dê um toque especial à noite da Consoada: faça esta receita de bacalhau com molho de tomate! Sempre que tenho tempo, não há que enganar: preparo em casa um molho de tomate para dar um tempero único às mais diferentes receitas: desde chocos a um […]