Esta receita de bifes de vaca à portuguesa é obrigatória! Mesmo!

Estava num almoço com amigos e, para variar, qual era o assunto dominante? Comida, pois claro! Houve um que até me perguntou qual é a minha lista de 5 pratos típicos portugueses em que a carne é a grande protagonista… Mas que maldade, não concorda? O que hei-de colocar? Uma carne de porco à alentejana que consegue sempre – mas sempre – encantar o meu paladar? Ah, e o cozido à portuguesa deve contar com presença obrigatória assim como o belo do bitoque! E, agora, esta receita de bifes de vaca à portuguesa veio baralhar ainda mais as contas! Espreite lá a preparação e depois diga se não acha o mesmo…

Receita de bifes de vaca à portuguesa
Ingredientes:

– 4 bifes de vitela
– 4 fatias de presunto
– Óleo para fritar
– Sal q.b.
– Pimenta q.b.
– 1 folha de louro
– 1 colher de sopa de manteiga
– o,5 dl de azeite
– 2 dl de vinho branco
– 800 gr de batata
– 3 dentes de alho

Preparação:

Tire a casca das batatas, fatiando-as em rodelas para fritar em óleo. Arranje os bifes, temperando através de sal e pimenta. A seguir, tire a casca, limpe e pique os dentes de alho.
Ponha uma frigideira ao lume juntamente com a manteiga e o azeite. Uns instantes depois, acrescente o presunto. Frite de ambos os lados, tire e reserve. Coloque os alhos, a folha de louro e os bifes na frigideira, deixando que os bifes fritem dos dois lados.
Tempere com vinho branco, deixe que ferva até evaporar e retire do lume.
Sirva, recorrendo a presunto e acompanhe com batatas fritas. Ah, eu ainda quis decorar com uma salsa picada e azeitonas.

Já agora, fique com estes conselhos para saber o que nunca deve fazer ao cozinhar bifes!

(Visto 607 vezes)

Comentários