Vai ter mesmo de provar esta receita de bolo colchão de noiva!

Mais do que o seu sabor – que quase nos causa dependência -, existem doces que nos surpreendem pelo seu nome tão curioso! Já parou para pensar – entre uma e outra dentada – porque raio é que deram o nome de “madalenas” àqueles bolos tão deliciosos? E os Dom Rodrigos? Alguém sabe porque essa maravilha vinda do Algarve conta com este nome tão engraçado? Bom, antes que alguém me diga alguma coisa, vou é pesquisar… Foi o que fiz com este Bolo Colchão de Noiva.

Pesquisei, pesquisei… mas nada! Será que este nome tão giro vem do facto de o bolo ser tão branco? Ou será que é muito popular em casamentos? Ou, melhor, será que é uma mistura das duas coisas? Bom, só sei que fiz… e adorei o seu sabor! Espreite a receita!

Receita de bolo colchão de noiva
Ingredientes (para o bolo):

– 9 ovos
– 250 gr de açúcar
– 1 pacote fécula de batata
– 1 colher chá fermento

Ingredientes (para o creme):

– 3 gemas
– 5 colheres de sopa de açúcar
– 2 colheres sopa de farinha maizena
– 500 ml de leite

Ingredientes (para a cobertura):

– Coco ralado q.b

Preparação:

Prepare o bolo, batendo as claras em castelo e reservando. Junte as gemas com o açúcar e mexa bem. Acrescente a fécula de batata e o fermento.
Após tudo ficar muito bem envolvido, junte as claras em castelo e envolva até ficar com um preparado cremoso. Unte uma forma, recorrendo a manteiga, polvilhe através de farinha e deite o preparado. Coloque no forno já aquecido a 180º ao longo de 40 minutos, aproximadamente. Faça o teste do palito. Após ficar cozido, tire e deixe que arrefeça um bocado.
Quanto ao creme, para rechear e barrar, faça o seguinte: num tacho, junte as gemas com o açúcar e a farinha maizena.
Devagar, e recorrendo a uma vara de arames, vá acrescentando o leite. Coloque ao lume e misture até começar a engrossar.
Divida o bolo em duas partes iguais e recheie através do creme.
Finalmente, barre todo o bolo, recorrendo a esse creme, e polvilhe com coco por cima e aos lados, para dar um efeito ainda mais bonito!

(Visto 2.770 vezes)

Comentários