Castanhas de ovos

Castanhas de ovos

Surpreenda a todos com esta receita de castanhas de ovos muito, mas muito deliciosa!

Há receitas que funcionam como uma autêntica máquina do tempo. Basta saborear durante uns segundos e somos imediatamente transportados para um passado, por vezes um pouco longínquo. São aquelas típicas receitas da “nossa mãe” e da “nossa avó”. Comigo, isso acontece-me tantas vezes… Então, quando saboreio doçaria portuguesa… Podem ser uns pastéis de feijão, um arroz-doce… ou estas castanhas de ovos, cuja receita apresento já de seguida… e à qual é impossível resistir!

Receita de castanhas de ovos
Ingredientes:

– 250 g de açúcar
– 8 gemas
– Miolo de 2 carcaças
– 1,5 dl de água
– Gema batida para pincelar

Preparação:

Fatie o miolo de pão em pequenos bocados, deite-os numa tigela e adicione um bocado de água para ficar húmido.
Ponha ao lume um tacho com o açúcar e a água, deixe que ferva ao longo de 10 minutos, tire do lume, adicione o pão bastante bem escorrido e misture bem.
Junte as gemas, misture e coloque outra vez ao lume, misturando sempre até obter um preparado grosso. Tire do lume, ponha num prato e deixe que arrefeça.
Com a mistura, faça pequenas “castanhas”, ponha-as num tabuleiro, pincele-as através da gema batida e queime de forma leve, recorrendo a um ferro elétrico (como aqueles que são usados para queimar o leite-creme) ou, então, sempre pode utilizar um maçarico de cozinha.
Ponha-as de seguida em pequenas formas de papel. Sirva.

Já agora, ao preparar esta receita, nem se atreva em deitar as cascas dos ovos para o lixo! Veja lá porquê!


Related Posts

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Este bolo de chocolate é fofinho… e é mesmo de chorar por mais! Não, nem todos os bolos de chocolate têm de ser iguais. Por exemplo, uns não têm um único grama de açúcar e farinha. Outros combinam chocolate com frutos, enquanto há bolos de […]

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Esta receita de folhados de maçã é super rápida! E é cá uma maravilha… Neste ano, decidiu encher a mesa, para dois, do Dia dos Namorados, com um doce mais delicioso do que outro, mas o tempo não dá para tudo e só lhe resta […]