Sim, é verdade: parece que herdamos a inteligência das nossas mães…

Imagino o desafio diário de ser mãe. Arranjar truques para ter noites tranquilas, mesmo com recém-nascidos ao lado. Encarar os maiores obstáculos por amor aos filhos. Sem dúvida que a mãe tem um papel importante na vida das crianças… a ponto de elas até herdarem das progenitoras a sua inteligência! Sim, é verdade!

Muitos estudos têm demonstrado que o cromossoma X é o responsável por transmitir a inteligência. Ora, como aprendemos todos na escola, as mulheres contam com dois desses cromossomas (XX), enquanto os homens só têm um (XY). Sendo assim, há o dobro das hipóteses de as mães transmitirem a inteligência aos filhos, comparando com os pais.

Além disso, uma investigação feita no instituto Medical Research Council Social e Public Health Sciences Unit, na Escócia, chegou à conclusão de que o QI das crianças costuma ser mais parecido com o da mãe.

Para isso, os investigadores fizeram uma entrevista, todos os anos, a um conjunto de jovens entre os 14 e os 22 anos, baseando-se num grupo de critérios, como a educação e o nível socioeconómico.

No final, a conclusão do estudo era que as mães eram o melhor indicador de inteligência. O QI dos mais novos variava somente em 15 pontos.

Mesmo assim, há outros estudiosos que garantem que a genética não deve ser tida em conta como o único fator determinante.

Segundo a publicação Psychology Spot, há uma estimativa de que só entre 40 a 60% da inteligência seja herdada. O restante deve-se às influências ambientais.

Bom, independentemente de tudo, a verdade é que não é preciso ser muito inteligente para seguir algumas receitas bem simples! É o caso deste wrap de frango ou desta receita de tranças de framboesa!

(Visto 429 vezes)

Comentários