A cerveja só traz vantagens para a saúde! Mas é preciso beber sempre com moderação…

Uma boa parte de nós já sabe que o vinho pode ser um elixir da boa saúde – se for bebido com moderação, pois claro! Mas a cerveja não lhe fica atrás… E olhe que as suas vantagens vão muito para além do alívio das dores. Sabia, por exemplo, que a cerveja emagrece?

Há quem não possa tocar nem que seja numa única gota de cerveja… Mas, para os outros, toca a saborear esta bebida, sempre com equilíbrio! Comecemos pelo nosso país vizinho. Na Universidade de Barcelona, foi feita uma investigação cuja conclusão é surpreendente: beber cerveja todos os dias evita o aumento de peso, além de ser uma forma de prevenir diabetes, hipertensão arterial e problemas com o coração.

Como é óbvio, não é por ter acabado de ler o parágrafo anterior que tem de ir já correr ao bar mais próximo e beber copos e copos de cerveja, uns atrás dos outros. Os investigadores fazem questão de sublinhar que só se pode consumir uma caneca por dia. Afinal, apenas com essa caneca, consumimos 200 calorias, aproximadamente, a mesma quantidade de um café com leite integral.

Esta pesquisa da Universidade de Barcelona envolveu quase 1300 homens e mulheres e ainda refere que o que na verdade aumenta o peso são aqueles pecados que costumam acompanhar a cerveja: os salgados, os fritos…

E as coisas boas não terminam por aqui. A verdade é que, com a cerveja, ficamos mais resistentes contra gripes e pneumonia. Tudo graças ao lúpulo, um elemento anti-inflamatório e antioxidante que consegue inibir a multiplicação do vírus respiratório.

Finalmente, a cerveja defende o nosso cérebro do Alzheimer. Pelo menos foi o que indicou uma investigação da Universidade de Loyola, nos Estados Unidos da América, que analisou mais de 30 estudos que ligam o consumo de álcool a problemas cognitivos. Ao todo, esses trabalhos envolveram quase 400 mil voluntários.

Os resultados não deixam margens para dúvidas: quem bebe cerveja de forma moderada tem um perigo 23% menor de ter Alzheimer – e problemas parecidos -, em comparação com quem nunca bebeu cerveja. Vai um brinde a isso?

(Visto 407 vezes)

Comentários