Bacalhau à minha moda

Bacalhau à minha moda

Para começar 2019 em beleza, partilho consigo uma receita de bacalhau à minha moda!


É certo que o que há mais são boas receitas de bacalhau, com os mais diversos acompanhamentos, temperos e formas de preparação. Mas sem dúvida que uma receita feita à nossa maneira até ganha outro gosto, não é verdade? Melhor ainda é quando partilhamos com aqueles de que mais gostamos… Por isso, neste último dia de 2018, divido consigo uma receita para começar 2019 com o pé direito… e com muita água na boca. Fique com a receita de um Bacalhau à Minha Moda!

Receita de bacalhau à minha moda
Ingredientes:

– 500 gr de bacalhau seco
– 250 gr de batatas médias inteiras
– 5 dentes de alho inteiros médios
– 3 raminhos de tomilho fresco
– 1 folha de louro
– 1 chávena de azeite extravirgem
– Sal e pimenta q.b.
– 2 colheres de sopa salsa picada
– Sumo de 1/2 limão
– Torradas para servir

Preparação:

Passe bem o bacalhau por água. Coloque o bacalhau num recipiente, cortado se necessário, e cubra com água fresca. Leve ao frigorífico de um dia para o outro, alterando a água de 4 em 4 horas, por exemplo.
Numa assadeira, disponha as batatas sobre papel vegetal e leve ao forno, pré-aquecido a 180º, durante cerca de 45 minutos ou até conseguir perfurá-las com um garfo.
Retire a pele e corte-as longitudinalmente. Reserve.
Enquanto isso, escorra o bacalhau e coloque-o numa panela média. Cubra com água fria, sem sal, e adicione 5 dentes de alho inteiros, tomilho e louro. Leve a lume médio-alto a ferver. Cozinhe por 10 minutos, em seguida, retire-o do lume e deixe repousar por 20 minutos.
Escorra o bacalhau, reservando alho. Descarte tomilho e o louro. Lasque o bacalhau retirando as peles e as espinhas.
Num copo misturador, adicione o bacalhau, o alho, azeite, as batatas, o sumo de limão, a salsa picada e tempere com sal e pimenta. Misture tudo muito bem.
Verta tudo para uma assadeira e leve ao forno, pré-aquecido a 180º, durante cerca de 15 minutos a gratinar.
Sirva com umas torradinhas.


Related Posts

Coxas de frango com limão e tomilho

Coxas de frango com limão e tomilho

Está mesmo na altura de experimentar esta receita de coxas de frango com limão e tomilho! Há escolhas decisivas na nossa vida. E uma das que mais me dá que pensar é com o que é que eu devo acompanhar um bom prato de frango! […]

Faça um brunch de réveillon com estas bolachas florentinas!

Faça um brunch de réveillon com estas bolachas florentinas!

Bolachas florentinas: é impossível resistir! Já alguma vez experimentou um brunch de réveillon? Sim, uma refeição logo na manhã do primeiro dia do ano, com direito a pratos bastante saborosos para começar janeiro com o pé direito! Já imaginou como seria bom saborear, após um dia […]