Carne em vinha d´ alhos

Carne em vinha d´ alhos

Receita de carne em vinha d´alhos: a alternativa ideal para quem não gosta de bacalhau na Consoada!

Quero ver se neste Natal consigo fazer algo inédito… pelo menos nas minhas Ceias: quero compor uma mesa cuja maioria das receitas seja portuguesa. Mas de Norte a Sul do país, sem esquecer os arquipélagos! Por exemplo, do Alentejo, posso preparar umas bolachas que têm um tremendo bom aspeto! Da minha amada terra, os Açores, sempre quero ver se repito o Bolo de Natal do ano passado. Aliás, falando em bolos, este de mel – e oriundo da Madeira – já não me escapa! E do mesmo arquipélago vou preparar esta carne em vinha d´ alhos para todos os convidados que não são lá grandes fãs de receitas de bacalhau!

Receita de carne em vinha d´alhos
Ingredientes (para a preparação do prato):

– 1 laranja cortada em rodelas
– 400 gr de batata-doce
– 600 gr de batatas pequenas
– 600 gr de lombo de porco (pouco gordo)
– 8 fatias grossas de pão

Ingredientes (para a vinha d´alhos):

– 1 folha de louro
– 100 ml de vinagre
– 200 ml de vinho branco
– 6 dentes de alho
– Sal q.b.
– Pimenta q.b.

Preparação:

Lave o lombo de porco em água quente, escorra-o bem e corte em bocados pequenos. Prepare a vinha-d’alhos com vinho branco, colocando num recipiente grande o vinagre, o alho, a folha de louro e demais temperos.
Misture muito bem pedaços de carne na vinha d’alhos e deixe a marinar durante três dias.
No dia da confeção, deite a carne e a marinada num tacho e leve a cozer em lume brando. À medida que ferve, ensope as fatias de pão no molho, sem as deixar embeber demasiado e coloque-as depois numa travessa.
Quando a carne estiver cozida, deite o molho numa frigideira e deixe arrefecer. Retire a gordura que se formou à superfície e frite a carne e o pão, acrescentando um pouco de banha ou azeite, caso seja necessário.
Entretanto, descasque todas as batatas, corte-as às rodelas grossas e coza-as. Depois de cozidas, salteie as batatas na frigideira, aproveitando o molho da carne.


Related Posts

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Vai ter tanta vontade de repetir muitas e muitas vezes estas bifanas no pão à moda de Vendas Novas! Não há dúvidas de que o Alentejo é uma região rica em sabores, uns que conseguem ser mais irresistíveis mais do que outros! Um pouco para […]

Receita tradicional e deliciosa de cavacas das Caldas

Receita tradicional e deliciosa de cavacas das Caldas

Esta receita de cavacas das Caldas é do melhor que há nos doces portugueses! Quando chega a hora de preparar – e de provar – doces, não há que enganar: espera-nos uma receita de comer… e pedir por mais, muito mais! Mas sempre que se […]