Saiba tudo e proteja o seu coração!

Não há dúvidas de que a quadra natalícia nos aconchega o coração. É aquela época do ano em que (re)encontramos os entes mais queridos. E em que preparamos algumas das nossas receitas favoritas. Mas sabia que a noite do Natal propriamente dita é um perigo para o nosso coração? A ciência explica tudo!

Um estudo feito por pesquisadores suecos chegou à conclusão de que o perigo de ataque cardíaco atinge o pico às 22 horas da noite de 24 para 25.

Para esta conclusão, a investigação avaliou mais de 200 mil ataques cardíacos que aconteceram na Suécia entre 1998 e 2013. Assim, iriam conseguir perceber quais os dias em que estes problemas de saúde acabam por ocorrer.

E os resultados não deixaram margens para dúvidas: num dia banal, há 50 ataques cardíacos. Mas no dia 24 de dezembro, o número sobe… e bastante! Na véspera de Natal, há 69 ataques do coração, um aumento de 37%, havendo uma maior incidência às 22 horas.

Além disso, os investigadores perceberam que o perigo de ataque cardíaco sobe 22% a 26 de dezembro, que é comemorado no Reino Unido, na Austrália e no Canadá, entre outros países, por ser o Boxing Day, um feriado posterior ao Natal.

Quanto à passagem de ano, não existe nenhum aumento de ataques cardíacos. Mas os pesquisadores alertam que os sintomas deste problema de saúde podem ser ocultados pelo álcool. Só que no primeiro dia do ano… é que elas nos “mordem”: na investigação, o risco foi 20% maior.

Para a equipa, tal acontece, por causa dos possíveis excessos do dia anterior: álcool, muitos alimentos, muita exposição a temperaturas frias, poucas horas de sono

De resto, os investigadores acreditam que a relação entre ataques cardíacos e festas de final de ano se deve igualmente ao stress e à ansiedade com que estes dias são vividos.

(Visto 327 vezes)

Comentários