4 curiosidades sobre o Natal… que poucos conhecem!

4 curiosidades sobre o Natal… que poucos conhecem!

Nem vai acreditar nestas curiosidades sobre o Natal…

Aparentemente, o Natal não tem nada de novo para ser revelado. Todos sabemos que é uma celebração do nascimento do Menino Jesus – aliás, antigamente era ele o protagonista da quadra e não o Pai Natal. Todos sabemos que é a altura de darmos presentes especiais àqueles de quem mais gostamos. E todos sabemos de uma ou outra receita obrigatória para a ceia. Mas… e se lhe contar que existem curiosidades mesmo interessantes sobre o Natal? Sim, factos curiosos que poucos – muitos poucos – conhecem. Descubra-os comigo!

4 curiosidades sobre o Natal que poucos conhecem

1. O Japão celebra o Natal… de uma forma diferente!

Sabia que o povo japonês encara o dia 25 como um dia… romântico? É verdade: é como se fosse o Dia dos Namorados!

E as diferenças não terminam aqui: é que, tradicionalmente, o jantar natalício deste país tem como grande protagonista… o frango frito!

2. E o Natal dos filipinos? Nem vai acreditar…

Acredite: nas Filipinas, o Natal começa a ser celebrado… em setembro! E nós que ainda comentamos, por vezes, o exagero que é começar a ver anúncios sobre esta quadra em outubro!

De resto, os filipinos têm o hábito de fazer decorações extravagantes.

3. O Pai Natal tem diferentes nomes em todo o mundo

A sua função pode ser a mesma – e o encanto também. Mas o nome… Esse vai variando conforme os países. Na Alemanha, o Pai Natal é chamado de Kriss Kringle. Já na Itália ganha o nome de Le Befana. E na gélida Rússia? Aí, o Pai Natal é Deushka Moroz!

4. As origens da canção “Noite Feliz”

O famoso tema, que todos relacionamos imediatamente com o Natal, foi feito na Áustria, na cidade de Oberndorf, em 1818. Ora, parece que, nesse sítio, o padre Joseph Mohr foi ter com o seu amigo, o músico Franz Xaver Gruber para que ele transformasse em melodia um poema que ele tinha escrito. Assim, podia tocá-la na missa de Natal, que iria decorrer umas horas depois. E aquilo que era para ser um tema com um alcance local, acabou por ser um hino de Natal um pouco em todo o mundo: hoje em dia, “Noite Feliz” conta com versões em, pelo menos, 45 línguas.


Related Posts

Com a ajuda da Alexandra Lencastre, preparei este tronco de Natal delicioso!

Com a ajuda da Alexandra Lencastre, preparei este tronco de Natal delicioso!

É a receita que faltava na sua Consoada: fique com este tronco de Natal! Os fãs de doces podem ficar descansados: na noite da Consoada, o que não faltam são pratos para adoçar o paladar de quem não resiste a este tipo de sabores. Que […]

Uma das melhores receitas de arroz-doce para este Natal… com Helena Isabel!

Uma das melhores receitas de arroz-doce para este Natal… com Helena Isabel!

Eis uma rica sugestão para a sobremesa de Natal: uma das melhores receitas de arroz-doce que já preparei! Há lá melhor coisa do que reunir a família à mesa num evento, como o Natal, e com um doce tipicamente português? Pelo menos cá em casa […]