Conheça a verdadeira história dos presépios!

Conheça a verdadeira história dos presépios!

Têm uma presença obrigatória no Natal… Mas será que conhece a origem dos presépios?

É tempo de Natal! É tempo de andar pelas ruas e ver árvores de Natal, umas ainda mais bonitas do que outras. É tempo de visitar a casa dos amigos mais próximos e dos familiares e ficar perplexo com os presépios lindos que eles ajudaram a construir. Mas… será que conhece a verdadeira história deste símbolo natalício que tanto nos fascina?

Bom, já todos devemos saber que os presépios representam uma imensa fé e devoção. Contando com a figura do menino Jesus na manjedoura, acompanhado pela Maria, pelo José, o primeiro presépio com figuras de barro surgiu em 1223, pelas mãos de São Francisco.

A partir daí, a ideia de construir um presépio fez imenso furor nos conventos e nas casas nobres. Como é de se prever, essas representações eram bem mais luxuosas. Algumas até eram elevadas ao estatuto de obras de arte.

Entretanto, os presépios popularizaram-se e, em contraste com as casas nobres, os lares do povo acolhiam representações mais simples, mas feitas sempre com muito gosto, vontade e respeito. Entretanto, foram-se somando algumas figuras: o burro, a vaca, as ovelhas, os anjos, os Reis Magos, entre outras personagens.

No nosso país, os presépios foram generalizados a partir do século XVII, quando barristas de renome, como Machado de Castro e António Ferreira, criam bonitos exemplares, que estão conservados até aos dias de hoje. No século XIX, o presépio tornou-se num símbolo natalício mais popular… o que continua a acontecer até à atualidade!

E você? Também tem a tradição de montar o presépio na altura do Natal? E é um daqueles monumentais ou é mais simples? Conte-me tudo, não me esconda nada!

Já agora, surpreenda os seus amigos e familiares não só com um bonito presépio, mas também com deliciosas receitas para a Consoada, como este bolo finto!


Related Posts

Com a ajuda da Alexandra Lencastre, preparei este tronco de Natal delicioso!

Com a ajuda da Alexandra Lencastre, preparei este tronco de Natal delicioso!

É a receita que faltava na sua Consoada: fique com este tronco de Natal! Os fãs de doces podem ficar descansados: na noite da Consoada, o que não faltam são pratos para adoçar o paladar de quem não resiste a este tipo de sabores. Que […]

Uma das melhores receitas de arroz-doce para este Natal… com Helena Isabel!

Uma das melhores receitas de arroz-doce para este Natal… com Helena Isabel!

Eis uma rica sugestão para a sobremesa de Natal: uma das melhores receitas de arroz-doce que já preparei! Há lá melhor coisa do que reunir a família à mesa num evento, como o Natal, e com um doce tipicamente português? Pelo menos cá em casa […]