Eis uma receita diferente, mas muuuuito deliciosa: lasanha de bacalhau! Vai resistir?

Como é bom reunir o melhor de dois mundos… num único prato! Bom, não. Ótimo! E muito saboroso! Foi o que decidi fazer, ao preparar uma lasanha de bacalhau: juntar um ingrediente que os italianos adoram (a massa) com um alimento sem o qual os portugueses não vivem (o bacalhau). O resultado não podia ser melhor! Experimente!

Receita de lasanha de bacalhau
Ingredientes:


– 500 g de massa para lasanha
– 3 colheres de sopa de queijo parmesão
– 3 chávenas de queijo mozarela
– 400 g de lascas de bacalhau demolhado
– 500 g de polpa de tomate
– 2 dentes de alho
– 1 cebola
– 2 colheres de sopa de azeite
– 2 colheres de sopa de salsa picada
– 2 colheres de cebolinho picado
– Sal
– Pimenta-preta
– 4 colheres de sopa de farinha de trigo
– 1 colher de sopa de cebola picada
– 3 colheres de sopa de manteiga
– 4 chávenas de leite
– 1/4 colher de chá de noz moscada
– Sal q.b.

Preparação:

Para fazer o recheio, pique os dentes de alho e a cebola e ponha numa panela com o azeite. Deixe que ganhe um tom dourado.
Entretanto, ponha as lascas de bacalhau (já demolhado) numa panela com água a ferver e deixe a escaldar ao longo de 5 minutos. Depois, escorra a água.
A seguir, adicione a polpa de tomate ao refogado e deixe que ferva ao longo de cinco minutos, aproximadamente. Acrescente o bacalhau já escaldado e deixe que cozinhe durante um quarto de hora ou até obter um molho com consistência.
Junte a salsa e o cebolinho picado ao recheio da lasanha de bacalhau e tempere, recorrendo a sal e a pimenta. Mexa tudo bastante bem, desligue o lume e reserve.
Faça, agora, o molho branco. Numa panela, ponha a manteiga e a cebola ralada e deixe que refogue até a cebola ficar murcha.
Acrescente a farinha e deixe que ganhe um tom dourado. Vá sempre misturando.
Verta gradualmente o leite e mexa através de uma vara de arames, para que o molho não faça bolhas. Tempere o molho da lasanha, através de sal e noz moscada, desligue o lume e reserve.
Para montar a lasanha, cozinhe a massa de lasanha, seguindo cada uma das instruções da embalagem.
Numa forma retangular, faça uma camada com o molho branco e, por cima, faça uma camada com a massa da lasanha. De seguida, faça uma camada com o recheio de bacalhau e acrescente uma camada de mozarela e mais uma com molho branco.
Vá repetindo as camadas, de acordo com a ordem da etapa anterior, até não haver mais ingredientes.
Finalmente, polvilhe com queijo parmesão e tape através de papel de alumínio.
Coloque no forno já aquecido a 180ºC e deixe que cozinhe ao longo de 40 minutos. Tire o papel de alumínio e deixe que fique a dourar durante mais um quarto de hora.
Tire e sirva.

(Visto 439 vezes)

Comentários