Esta manteiga de tomate é uma pequena maravilha. E ainda desconhecida para muita gente…

Apresento-lhe a uma receita de manteiga de tomate que não tem absolutamente nada a ver com os ingredientes que costuma barrar nas suas tostas ou pães! Bom, o sabor deste petisco, que encontrei no site Kitchn, até que pode ser diferente… mas é tão irresistível (quem sabe até mais…) como uma manteiga de amendoim ou esta alternativa à manteiga tradicional.

Além disso, conta com uma preparação muito rápida: só precisa de dez minutos até que tudo fique pronto. E o melhor é que é como as pilhas Duracell, lembra-se? Dura, dura, dura… Afinal, pode ser conservada até três meses! Sem esquecer ainda que esta manteiga de tomate tem uma cor bem viva e que nos abre logo o apetite, certo?

Receita de manteiga de tomate
Ingredientes:


– 2 chávenas de tomate-cereja
– 1 colher de sopa de folhas de tomilho frescas
– 1/2 colher de chá de sal
– 1/4 colher de chá de pimenta-preta moída na hora
– 225g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º. Ponha o tomate numa assadeira e coloque no forno entre seis e oito minutos.
Deixe os tomates arrefecerem até à temperatura ambiente.
Junte os tomates assados, o tomilho, o sal e a pimenta num liquidificador. Bata até que os tomates fiquem picados finamente.
Corte a manteiga em pequenos cubos e acrescente no liquidificador. Bata até que a manteiga fique completamente envolvida no preparado do tomate. Geralmente, só precisa de 30 segundos.
Pode servir esta manteiga de tomate imediatamente ou pode colocar no frigorífico durante, aproximadamente, duas horas, para que a manteiga fique mais sólida.

(Receita e foto: Kitchn)

(Visto 937 vezes)

Comentários