Esta receita de salame de chocolate sem ovos já é a descoberta do ano! Ora saiba porquê!

Simples e um pouco mais saudável. Não é o que desejamos de todos os doces para nos aliviar nem que seja um bocadinho o peso da culpa? E ainda bem que o que não faltam são doces que nem são assim um pecado tão grande. Alguns até chegam a ser ricos em nutrientes, como este doce de abóbora que preparei há pouco tempo, para o Dia das Bruxas. E agora, para começar o ano com o “pé direito”, quis preparar um salame de chocolate… sem ovos! Nunca ouviu falar? Está desconfiado? Deixe de franzir a testa e passe para a ação: faça a receita!

Receita de salame de chocolate sem ovos
Ingredientes:


– 300 g de chocolate 70%
– 100 g de manteiga
– 100 g de açúcar
– 2,5 dl de leite
– 1 colher de café de essência de baunilha (opcional)
– 2 pacotes de bolachas short cake (180 g cada)

Preparação:

Ao lume em banho-maria, ou, se quiser, no micro-ondas, derreta o chocolate juntamente com o leite até ficar com um preparado aveludado. Acrescente a manteiga, o açúcar e a essência de baunilha e mexa bem.
Parta as bolachas de forma grosseira e misture no creme de chocolate. Forre uma forma de bolo inglês (com 30 cm de comprimento) através de uma folha grande de papel vegetal, e encha com a mistura anterior.
Coloque no congelador ao longo de 20-30 minutos até que comece a ficar sólido.
Tire da forma e, recorrendo ao papel vegetal, dê à massa o formato redondo típico de um salame.
Reserve no frigorífico até ficar completamente sólido.
Sirva, se quiser com um pouco de chocolate líquido por cima.

Olhe que não é só nesta receita que “chocolate” e “saudável” podem aparecer no mesmo post… Espreite lá esta mousse de chocolate vegan, por exemplo!

(Visto 3.932 vezes)

Comentários