Qual será a origem do Carnaval? Descubra a resposta aqui!

Como diz a letra do meu grande amigo Miguel Gameiro, “o tempo não para”. Ainda estão tão frescas as memórias do último Natal e da passagem de ano para 2019 e, agora, já nos encontramos à beirinha do Carnaval! Esta também é uma das minhas épocas do ano favoritas e faz-me lembrar sempre a “minha” Ilha Terceira, com os seus Bailinhos de Carnaval.

Tendo em conta que sou um rapaz muito, muito curioso, aproveitei a chegada da altura mais alegre do ano para pesquisar alguns factos interessantes sobre o Carnaval… E nem imagina o que acabei por encontrar!

4 curiosidades (muito!) interessantes sobre o Carnaval

1. O Carnaval é uma festa com origem grega

O Carnaval nasceu na Grécia entre os anos 600 e 520 a.C. Através dessa festa, os gregos faziam os seus cultos para agradecer aos deuses pela fertilidade do solo e por toda a produção.

2. A origem da palavra “Carnaval”

De certeza que, no meio de tantas serpentinas e partidas aos seus melhores amigos, nunca parou para pensar na origem da palavra “Carnaval”… Mas é só analisar a palavra: o termo está associado à ideia de deleite dos prazeres da carne. A sua origem em latim é “carnis valles”, sendo que “carnis” significa “carne” e “valles” é “prazeres”.

3. Qual será o maior Carnaval do mundo?

Vá, aceitam-se apostas para responder a esta pergunta! Será o Carnaval de Veneza? Ou o do Rio de Janeiro? Quem preferiu a segunda hipótese… acertou! O carnaval do Rio de Janeiro aparece no Guinness Book como o maior Carnaval do mundo! Muitos parabéns, irmãos brasileiros!

4. Depois do Carnaval… chega a 4ª feira de cinzas

Sabe porque é que esse dia tem um nome tão original? É que, antes, existia o costume de se marcar a testa dos fiéis com as cinzas de uma fogueira. Era um sinal de penitência.

(Visto 84 vezes)

Comentários