Depois de provar este bolo húmido de chocolate e beterraba… não vai querer mais outra coisa! Ora espreite a receita!

Às vezes dou por mim a pensar como é que é ainda possível me deixar surpreender com algumas receitas que vou encontrando por esta Internet afora… E não é que isso me aconteceu novamente com esta receita de bolo húmido de chocolate e beterraba do site Food52?

Receita de bolo húmido de chocolate e beterraba
Ingredientes:


– 225 gr de beterraba fresca
– 200 gr de chocolate negro
– 1/4 chávena de café expresso quente
– 2 colheres de sopa de manteiga
– 2 colheres de sopa de farinha
– 1 1/4 colheres de chá de fermento em pó
– 3 colheres de sopa de cacau em pó
– 5 ovos
– 1 chávena de açúcar
– Crème fraîche para servir
– Sementes de papoila para servir

Preparação:

Unte uma forma para bolos e forre com papel vegetal. Pré-aqueça o forno nos 180º C.
Cozinhe as beterrabas inteiras e com casca em água a ferver, sem sal. Os ingredientes devem ficar prontos em 30-40 minutos.
Escorra-as, deixe arrefecer em água corrente, tire a casca, o caule e a raiz e bata no liquidificador até obter um puré.
Derreta o chocolate, partido em pedaços pequenos, numa tigela pequena colocada sobre uma panela com água a ferver. Não mexa.
Quando o chocolate estiver quase derretido, verta o café e mexa uma vez. Corte a manteiga em pequenos pedaços – quanto mais pequenos, melhor. Adicione ao chocolate derretido. Empurre o melhor que puder a manteiga para baixo, sob a superfície do chocolate com uma colher. Deixe amolecer.
Peneire a farinha, o fermento e o cacau. Separe os ovos, colocando as claras numa tigela grande. Mexa as gemas.
Tire a tigela do chocolate do lume e mexa até que a manteiga derreta no chocolate. Deixe descansar por alguns minutos e, depois, misture as gemas. Faça isto tudo rapidamente, misturando com firmeza até que os ovos fiquem incorporados.
Envolva as beterrabas. Bata as claras até ficarem firmes e envolva o açúcar. Depois, com firmeza, mas cuidadosamente, envolva as claras batidas e o açúcar na mistura de chocolate. Não misture demais. Finalmente, envolva a farinha e o cacau.
Transfira depressa para a forma já preparada e coloque no forno, diminuindo a temperatura para os 160º C. Deixe cozinhar durante 40 minutos. Faça o teste do palito.
Deixe arrefecer durante meia hora. Quando estiver completamente arrefecido, retire da forma.
Sirva, com crème fraîche e sementes de papoila no topo.

(Receita e foto: Food52)

(Visto 1.192 vezes)

Comentários