Meus amigos, o tempo não corre… ele voa! Com a chegada da primavera, descubram estas curiosidades!

Mas haverá ainda mais alguém que duvide de que o tempo voa? Ainda há uns tempos andava a preparar receitas de verão, fechei um pouco os olhos… e zás: já estava no Natal que foi tão adorável e proporcionou a preparação daqueles pratos aconchegantes, perfeitos para partilhar em família… E, de repente, do nada… já é primavera! É esta a sua estação do ano preferida? Então, descubra estas curiosidades sobre a primavera!

6 curiosidades sobre a primavera

1. É na primavera que acabamos por sofrer uma importante mudança no nosso dia a dia: afinal de contas, nesta estação, os dias tornam-se mais longos e quentes!

2. “Primavera” é uma palavra latina e significa “princípio da boa estação” (primo vere). A verdade é que, há muito tempo, o ano encontrava-se dividido só em duas partes: “veris”, que é sinónimo de “bom tempo”, e “hiens”, que é “mau tempo”. Só a partir do século XVII é que o ano começou a ser dividido em quatro estações.

3. Os chineses celebram a chegada da primavera há mais de 4 mil anos, com uma festa – as festividades começam a 23 de dezembro e terminam a 15 de janeiro.

4. Embora a primavera normalmente comece a 20 de março (no hemisfério norte) e a 22 de setembro (no hemisfério sul), em alguns anos a estação mais florida se inicia a 21 de março e a 23 de setembro. E sabe porquê? É que a Terra não demora exatamente 365 dias para dar uma volta ao sol.

5. Como os dias primaveris são mais longos, as plantas, tão sensíveis às alterações de luz, temperatura e humidade, acumulam toda a energia de que precisam para abrirem as flores.

6. E as flores que se abrem nesta estação são responsáveis pela reprodução de 230 mil espécies de plantas floríferas.


(Visto 233 vezes)

Comentários