Alerta! O stress causa estes 5 sintomas físicos!

Alerta! O stress causa estes 5 sintomas físicos!

Mais do que um problema psicológico, o stress também tem sérios sintomas físicos…

Lembra-se quando, há uns tempos, enumerei quais eram os melhores ingredientes para travar uma vitoriosa batalha contra o stress? Sim, esse estado de espírito tão inquietante que surge quando estamos com a agenda demasiado preenchida numa determinada altura do ano. Ou quando fazemos uma importante mudança na nossa vida.

Vá lá espreitar esse artigo outra vez. Pela sua saúde. E não é só a mental: é que mesmo agora li um curioso artigo no qual são enumerados cada um dos sintomas físicos associados ao stress. Sim, é verdade: mais do que um problema psicológico, o estado de stress tem sérias consequências físicas para a nossa saúde. Descubra algumas!

5 sintomas físicos causados pelo stress

1. Dores nos músculos


O stress origina a libertação de hormonas que aumentam a perceção de dor. E essas hormonas também originam uma tensão muscular, o que até pode causar um espasmo. Os músculos mais afetados estão no pescoço e nas costas

2. Fadiga

O estado de fadiga caracteriza-se pela sensação de desgaste, de cansaço, de ausência de energia, mesmo depois de só termos feito uma ou outra atividade simples.

3. Sentir falta de ar

Esta sensação de falta de ar caracteriza-se como um aperto no peito, uma dificuldade para respirar de forma profunda, além de uma respiração curta ou um desconforto na respiração.

4. Insónias

É verdade: as “noites em branco” podem ter origem nos “dias negros” recheados de muito stress. Afinal de contas, a ansiedade liberta adrenalina, o que impede que o corpo repouse para se recompor física e psicologicamente.

5. Palpitações

As palpitações, ou seja, quando sentimos o próprio batimento do coração ao longo de uns segundos ou minutos, também podem ser resultado de um quadro de stress.


Related Posts

Atenção: estes quatro alimentos aumentam a sensação de fome!

Atenção: estes quatro alimentos aumentam a sensação de fome!

Sabia que estes ingredientes aumentam a sensação de fome? Por vezes, no final de uma refeição, é dominado por uma sensação estranha e acha que, na verdade, até fica com mais fome do que tinha no começo? De facto, existem ingredientes que não só o […]

Nunca aqueça estes 4 alimentos, no micro-ondas!

Nunca aqueça estes 4 alimentos, no micro-ondas!

Estes 4 alimentos devem ficar bem longe do micro-ondas… Saiba porquê! Pela falta de tempo ou, simplesmente, por preguiça, quantas vezes não aquece o seu almoço ou jantar, no micro-ondas? É da maneira que também evita o desperdício alimentar, certo? No entanto, sabia que existem […]